Blog do Hektor

https://jornalistaheitormenezes.blogspot.com.br/

segunda-feira, 29 de março de 2021

O WEBSITE www.seaculumobscurum.com, inaugurado em julho de 2005.


Link: Vídeo sobre os sites da Editora Ogmios/2020

Link: website seaculumobscurum.com

O texto abaixo fecha um longo texto sobre a história da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada (que está sendo usado neste Blog, nas várias postagens que já fizemos), e trata do website www.seaculumobscurum.com. Foi através deste site que a Editora Ogmios se tornou famosa no mundo todo. O texto é de 2005 e consta no website. Eis o texto: 

 

SOBRE ESTE SITE.

 

Em maio de 2005 eu dei início à construção deste site. Foi uma forma de legitimar e divulgar o trabalho feito na Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/ Arte Degenerada. Este site foi concluído em outubro de 2005 e contêm músicas, poemas, pinturas, fotografias e trechos de vídeo. Todos os poemas e músicas dos Livros-Música “Winona e as Cadeiras de Rodas” e “New York/ Paris” foram colocados neste site. Em relação ao Livro-Música “Canções para Marina”, alguns poemas e músicas foram omitidos por questões particulares. Com relação aos antigos trabalhos da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/ Gravadora Arte Degenerada, somente algumas músicas dos Livro-Música “O Tecelão de Paisagens”, “Iluminuras” e “Guirlanda de Flores Sangrentas” foram inseridas neste site. Na verdade, as músicas do período 1981-1988 são do Livro-Música “O Último Círculo de Pedras”, que é uma coletânea de músicas e poemas, como já foi dito acima. Com relação aos livros antigos (período 1984-1993), todos foram inseridos neste site. Quase todas as pinturas produzidas em 2002 e 2005 também foram inseridas neste site.

 

Além deste site, eu enviei os Livros-Música “Winona e as Cadeiras de Rodas” e “New York/ Paris” para diversas autoridades e instituições brasileiras e internacionais. Alguns amigos (brasileiros, americanos e franceses) também receberam as obras citadas acima.

 

Foi um alívio para mim terminar este site. Foi uma forma de legitimar, preservar e divulgar os trabalhos da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/ Gravadora Arte Degenerada. Por mais de uma década eu tive o verdadeiro receio de que estes trabalhos se deteriorassem, principalmente as fitas cassetes que continham as músicas. Eu espero que as pessoas gostem destes trabalhos, mas eu não estou muito preocupado com o que as pessoas possam pensar sobre as minhas músicas, poemas e pinturas. Foi por este motivo que eu fiz a Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/ Gravadora Arte Degenerada: para não receber ordens de ninguém. Eu não tenho que me preocupar com apresentações ao vivo, sucesso, críticas, etc. Isso nunca existiu na Editora Ogmios (Seaculum Obscurum). Eu também não estou interessado na opinião negativa que as pessoas possam ter sobre a Editora Ogmios (Seaculum Obscurum).

 

Agora, se você gostou do trabalho, enviei seus elogios. Agora, você pode ter um amplo acesso aos trabalhos da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/ Arte Degenerada e eu espero que você goste dos trabalhos que foram realizados ao longo de todos esses anos. Os poemas, músicas e pinturas que eu fiz ao longo de mais de vinte anos falam de seres fantásticos, visões, homossexuais, prostitutas, vagabundos, misérias, medos, ambições, esperanças, etc. Trata-se, portanto, de um nítido retrato do que eu vi e testemunhei em minha vida. Há uma grande influência do surrealismo, do impressionismo, do cubismo, da poesia underground, da música punk, da música erudita, da música folk, do cinema, enfim, há influências de diversas fontes.

 

A obra completa da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum), terá o seguinte título: “Veio do Pó e Virou Resto HumanoSEACULUM OBSCURUM ” (o título foi retirado de um verso do livro “Invocações”).

 

Falando de forma bastante pessoal, eu jamais me considerei um poeta. Na verdade, eu sou um construtor de frases e palavras dispersas. Da mesma forma, eu jamais me considerei um músico. Eu sou apenas um construtor de notas musicais dispersas, estranhas e distorcidas. Também eu não me considero um pintor. Eu sou um construtor de cores e formas abstratas. Em resumo: o meu ofício é juntar palavras, sons e cores num grande emaranhado de significados distorcidos, tendo como base a realidade do mundo. A realidade é e sempre será assim. Portanto, eu não tenho compromissos com a beleza, com a harmonia, com a loucura, com a feiura ou com a lógica. Tudo isso está misturado no meu trabalho.

 

Às vezes, eu penso que se eu tivesse nascido nos Estados Unidos ou num país da Europa Ocidental, talvez eu tivesse tido mais chance para produzir um trabalho melhor e mais consistente. Imagine você o que eu poderia ter feito no estúdio de uma grande gravadora, na América ou na Europa, com instrumentos musicais variados e sofisticados, e tendo acesso a vários livros, escritos em diversas línguas. Eu teria feito um Livro-Música por mês! Mas, se eu tivesse nascido lá, talvez nada disso tivesse acontecido. A Editora Ogmios (Seaculum Obscurum) e a Gravadora Arte Degenerada nasceram da mistura de diversos fatores. Tudo aconteceu como deveria ter acontecido, numa sucessão de fatos que foram se encaixando ao longo do tempo. Eu recordo uma frase dita por Hermann Hesse: “Nada acontece casualmente. Aqui só se encontram os convidados certos: este é o círculo hermético”.

 

I WISH I WAS A SINGLE GIRL AGAIN

  

 

EDITORA MORANGOS E UVAS (SEACULUM OBSCURUM)

EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)

GRAVADORA ARTE DEGENERADA

 

(1984-2005)

 

site: www.seaculumobscurum.com

 

“Tudo o que é esquecido

permanece em sonhos obscuros do passado...

ameaçando sempre retornar.”

(Velvet Goldmine)

 

 

Endereço (address):

 

SANTARÉM:

Avenida Mendonça Furtado, Edifício Xingu, nº 3300, Apto 306,

Bairro de Fátima,

Santarém – Estado do Pará - Brasil

CEP: 68.040.050


BELÉM:

Travessa do Chaco, 2623, bairro do Marco.

CEP: 66.090.120.

Belém –  Estado do Pará –.Brasil.

Telefone: 

  

e-mail: editoraogmios@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário