NEW YORK/ PARIS
(JUNHO DE 2004 – JULHO DE 2005).
Juntamente
com o Livro-Música “Winona e as Cadeiras de Rodas”, outro Livro-Música foi
produzido no mesmo período, embora tenha começado em junho de 2004: “New York/
Paris”. A idéia de fazer este Livro-Música surgiu no dia 13 de junho de 2004,
quando eu estava assistindo o filme “Matrix – Revolutions”. A música que fecha
o filme chamou minha atenção. Na noite daquele dia eu comecei a brincar com o
meu teclado, conectando o mesmo ao pedal de guitarra (Zoom GFX-707). Foi assim
que a música “New York” surgiu. A música “Paris” foi composta e gravada na
madrugada do dia 14 de junho de 2004. Os poemas feitos para acompanhar as duas
músicas foram escritos entre novembro de 2004 e julho de 2005. Os dois poemas
foram construídos a partir de frases tiradas de vários filmes, como também de
partes de canções e poemas de outros artistas, e também pedaços de notícias
tiradas dos jornais The New York Times e Le Monde. O poema “New York” foi
construído a partir de frases dos seguintes filmes: “Os Contos de Canterbury”
(The Canterbury Tales, dirigido por Pier Paolo Pasolini e baseado na obra de
Geoffrey Chaucer), “O Decamerão” (The Decameron, dirigido por Pier Paolo
Pasolini e baseado na obra de Boccaccio), “A Laranja Mecânica” (A Clockwork
Orange, dirigido por Stanley Kubrick e baseado na novela de Anthony Burgess),
“O Advogado do Diabo” (The Devil’s Advocate, dirigido por Taylor Hackford e
baseado na novela de Andrew Neiderman), “Morangos Silvestres” (Smultronstället,
escrito e dirigido por Ingmar Bergman) e “A Cidade das Sombras” (Dark City,
escrito e dirigido por Alex Proyas). O poema “Paris” foi construído a partir
dos diálogos do filme “Irreversível” (Irréversible, dirigido por Gaspar Noé),
além de ter um trecho do hino francês, um verso de uma das músicas dos Beatles,
um verso de um poema do poeta francês Arthur Rimbaud, e referências a um artigo
escrito pelo brasileiro Santos Dumont, inventor do avião, além de outras
referências. O Livro-Música “New York – Paris” foi escrito e dedicado para
estas duas cidades porque elas foram as primeiras cidades em que o nome da
Editora Ogmios (Seaculum Obscurum) /Gravadora Arte Degenerada foi ouvido,
conforme o que foi dito acima (depois de Belém, é claro).
Tanto o
Livro-Música “Winona e as Cadeiras de Rodas”, como o Livro-Música “New York/
Paris” foram construídos a partir da mistura de várias frases e trechos de
poemas e diálogos de filmes. Em algumas músicas (Rock and Roll – Parte I e The
Blair Witch) há pequenos trechos de filmes. Pode parecer que eu violei os
direitos autorais de alguns autores, diretores, intérpretes e compositores. Na
realidade, isto não aconteceu. As referências encontradas nestes dois
Livros-Música, tanto em nível poético como em nível musical, funcionam apenas
como citações de trechos de filmes, poemas e reportagens, em sua maioria frases
pequenas que podem ser ouvidas diariamente nas ruas de qualquer grande cidade.
Portanto, não há plágio, violação, transgressão, ou ofensa a direitos autorais,
até porque as fontes utilizadas estão sendo nominalmente informadas neste
texto. O artigo 46, da Lei Brasileira nº 9.610, de 19 de fevereiro de
NEW YORK
PARIS
MARCO
ALEXANDRE ROSÁRIO
%
%ÿPOESIA,
MÚSICA & PINTURA¯%
%
Um Livro-Música da
EEDITORA OGMIOSE
(SEACULUM OBSCURUM)
GRAVADORA ARTE DEGENERADA
BLITZBUCH
2005
NEW YORK
OUVERTYR
GROUND BUILDING
GROUND BUILDING
GROUND BUILDING
there was a young
singer of Lenhoory
who lived in the town
of Ballaboory
well this young
singer
he played ‘the four
muses’
and this was all the
tune
that he could play
GROUND BUILDING
GROUND BUILDING
GROUND BUILDING
FLECTE QUOD EST RIGIDUM
FORE
QUOD EST FRIGIDUM
DA
PERENNE GAUDIUM
GROUND BUILDING
GROUND BUILDING
GROUND BUILDING
FÖRSTA AKTEN
I am your queen! GROUND
help! help!
I fell into the shit!
here’s the
wine BUILDING
I
am your queen! GROUND
help! help!
I fell into the shit!
here’s
the wine
BUILDING
I am your queen! GROUND
help! help!
I fell into the shit!
here’s the wine BUILDING
I am your queen! GROUND
help! help!
I fell into the shit!
here’s the wine
BUILDING
she’s a whore!
she’s a whore!
she’s a whore!
she’s a whore!
water! water, for Christ’s sake!
oh, my God! Noah’s flood!
water! water, for Christ’s sake!
oh, my God! Noah’s flood!
water! water, for Christ’s sake!
oh, my God! Noah’s flood!
what I think is right, is old fish and young flesh
IN
PERSON
AUTOMATIC
The
Korova
milk
bar
sold
milk
plus
Droogs drencrom
Droogs or
Droogs synthemesc
Droogs or
Droogs vellocet
plus
Milk
what I think is right, is old fish and young flesh
IN PERSON
AUTOMATIC
Ultra-violence Ultra-violence
Ultra-violence Ultra-violence Ultra-violence
Ultra-violenceUltra-violence Ultra-violence
Ultra-violence Ultra-violence Ultra-violence
Ultra-violence
Ultra-violence
Ultra-violence
Ultra-violence
Ultra-violence
what I think is right, is old fish and young flesh
In Dublin’s fair city
Where the girls are so pretty
I first set my eyes
On sweet Molly Malone
As she wheeled her wheelbarrow
Through streets broad and narrow
Crying, ‘cockles and mussels’
Dirty
old drunkie
The
old in-out, in-out
Young devotchka
Dirty
old drunkie
The old
in-out, in-out
Young
devotchka
Dirty
old drunkie
The
old in-out, in-out
Young
devotchka
Real horrorshow
Real horrorshow Real horrorshow
Real
horrorshow Real horrorshow Real horrorshow
Real
horrorshow Real horrorshow Real horrorshow Real horrorshow
Real horrorshow Real horrorshow Real
horrorshow Real horrorshow
Real
horrorshow Real horrorshow Real horrorshow Real horrorshow
Real
horrorshow Real horrorshow Real horrorshow
Real horrorshow Real horrorshow
Real
horrorshow
The old surprise visit add New York Times headlines to
your site
A
Renegade Retools Retail
The old ultra-violent The Quest for a
Wide Town House
I’m singing in the rain rain, rain, rain, rain, raaaaaaaiiiin!
Just singing in the rain A
Renegade Retools Retail
What a glorious feeling A
Renegade Retools Retail
I’m
happy again I’m happy again I’m happy again I’m happy again
Viddy well, little brother.
Viddy well
I
was cured, all right!!!
riiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiight!
He’ll take away that fear
You don’t ever have to be frightened again
Go on
He’s waiting for you
You’re
a star
Vanity...
definitely my favorite sin
GROUND BUILDING
LASTLY LASTLY
LASTLY LASTLY
Vanity... definitely my favorite sin
YOKO ONO
Vanity... definitely my favorite sin
PAVEMENT
Vanity... definitely my favorite sin
TREAD
The old ultra-violent
CEMENT
The old ultra-violent
REINFORCED CONCRETE
The old ultra-violent
LANDING LANDING LANDING LANDING
GROUND BUILDING
ANDRA AKTEN
Many
forget a woman who has been dead for 30 years
Some
cherish a sweet and fading picture
But you can recall this scene at any time
Tuesday,
may 1st. 1917
You
stood on this very spot,
And
heard and saw what that man and woman said and did...
And the punishment?
I
don’t know...the usual, I suppose... loneliness...
where is the friend I seek at break of day?
when falls... when night falls
I still have not found Him
My burning heart shows me His trace
I see His traces wherever flowers bloom
His love is mingled with every air
His voice calls in the summer wind
where
are you going?
Shell Beach
you’re
not going to find it... in here
you went looking in the wrong place
it’s
so beautiful here... so bright
I’m
Anna, by the way.
what’s
your name?
to
the Master’s health, who have made a great artwork for our city
cheers!
Thank you, friends.
good
luck, Master, with your next works
Shell Beach Shell Beach Shell Beach Shell Beach
GROUND BUILDING
but
I wonder... why create a work of art, when dreaming about it is so much
sweeter?
PARIS
Puzzles
in Paris
Aux armes, citoyens!
Formez vos bataillons! Marchons!
Marchons!
Irréversible
Irréversible
Irréversible
Irréversible
Tu veux que je te dise?
Je viens de penser à ça, tiens.
C’est dangereux
Le temps détruit tout
Espèce de petite salope
C’est dangereux
Attends
Laissez-moi
Ferme
ta gueule
Petite
bourgeoise de mes couilles
Espèce
de carogne
Attends
C’est le Festival de
Cannes
Ça
t’a excitée
Du poisson et du pain
Merci,
mademoiselle, vous êtes bien aimable!!!
Soulève
ta jupe!
Petite...
Qu’est-ce que c’est?
C’est un cinéma!!!!!!
Merde!!!
Merde!!!
Merde!!!
Merde!!!
Merde!!!
Le
temps détruit tout
je lis un livre incroyable
je lis un truc exceptionnel
le
livre dit que...
il
parait que le futur est
Le temps détruit tout
déjà écrit, que tout est là
et
la preuve sont les
rêves
prémonitoires
il
t’adore! Il t’aime!
Tres
bien ensemble
Et
si j’étais enceinte?
Tres bien ensemble
Le temps détruit tout
libération
parisien
attraction
parisien
pour toi mon amour
parisien
fleur-de-lys
parisien
ne me quitte pas
parisien
emotion
parisien
quatre
saisons
comprenez-vous
ce que je vous dis?
comprenez-vous ce que je vous dis?
comprenez-vous
ce que je vous dis?
comprenez-vous
ce que je vous dis?
comprenez-vous
ce que je vous dis?
comprenez-vous
ce que je vous dis?
comprenez-vous
ce que je vous dis?
comprenez-vous ce que je vous dis?
comprenez-vous
ce que je vous dis?
Paris
Paris
Paris
Paris
Paris
Paris
Paris
Paris
Le Monde Le Monde Le Monde
Le Monde Le Monde Le Monde Le Monde Le Monde
Des filaments pareils à des
larmes de lait
Le Monde Le Monde Le Monde Le Monde Le Monde Le Monde Le
Monde Le Monde
Des filaments pareils à des
larmes de lait
Le Monde Le Monde Le Monde Le Monde Le Monde Le Monde Le
Monde Le Monde
Des filaments pareils à des
larmes de lait
Le Monde Le Monde Le Monde Le Monde Le Monde Le Monde Le
Monde Le Monde
Des filaments pareils à des
larmes de lait
Le Monde Le Monde Le Monde Le Monde Le Monde Le Monde Le
Monde Le Monde
Le Monde Le Monde Le Monde
Le Monde Le Monde Le Monde Le Monde Le Monde
Dans un marché morose
Dans un marché morose
Dans un marché morose
Dans un marché morose
Dans un marché morose
Dans un marché morose
Dans un marché morose
Dans un marché morose
Dans un marché morose
Dans un marché morose
Dans un marché morose
Dans un marché morose
Dans un marché morose
Dans un marché morose
Ce que je ferai , ce que
l’on fera
Le mur
Le mur
Le mur
Le mur
Le mur
Le mur
Santos-Dumont Santos-Dumont Santos-Dumont Santos-Dumont
Santos-Dumont
Sales Français Sales
Français Sales Français Sales Français
Santos-Dumont Santos-Dumont Santos-Dumont Santos-Dumont
Santos-Dumont
Je vais laisser pousser ma
moustache
Santos-Dumont Santos-Dumont Santos-Dumont Santos-Dumont
Santos-Dumont
El l’Homme saigné
noir à ton flanc souverain
El l’Homme saigné
noir à ton flanc souverain
El l’Homme saigné
noir à ton flanc souverain
Le
temps détruit tout
GRAVADORA ARTE DEGENERADA
MÚSICAS DO LIVRO-MÚSICA “NEW YORK/ PARIS” (Músicas compostas e gravadas em junho de 2004):
(Musics)
1. New York (Marco Alexandre Rosário).
Gravado em
Santarém, Pará.
Instrumentos:
teclados e bateria eletrônica.
2004
2. Paris (Marco Alexandre Rosário).
Gravado em
Santarém, Pará.
Instrumentos:
teclados e bateria eletrônica.
2004
EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)/
GRAVADORA ARTE DEGENERADA
1984-1993
2002-2011
A
Editora Ogmios (Seaculum Obscurum) – Gravadora Arte
Degenerada foi
um projeto de arte experimental, criado por Marco Alexandre da Costa Rosário,
envolvendo poesia, música e pintura, o qual teve sua existência entre os anos
de 1984 e 1993, e foi novamente iniciado a partir de 2002. Seu primeiro nome
foi Editora Morangos & Uvas (Seaculum Obscurum), denominação esta que foi
usada até 1986. Este nome foi inspirado pelo quadro tríptico O Jardim
das Delícias, de Hieronymus Bosch, e pelo filme Morangos Silvestres (SMULTRONSTÄLLET),
do diretor sueco Ingmar Bergman. Ogmios é uma antiga divindade
celta, conhecida também como o Velho Calvo. Segunda a lenda, de sua língua
saiam fios de ouro que enlaçavam as orelhas das pessoas e elas eram forçadas a
ouvi-lo. A palavra latina Saeculum foi
alterada: a letra e troca de lugar com a letra a, formando a
palavra Sea (mar em inglês) culum, ou seja Seaculum
Obscurum, ou o
mar da obscuridade secular, que é o modo como Marco Alexandre vê sua época.
Todos os livros da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum) pertencem a série BLITZBUCH
(livro-relâmpago). Esta junção de duas palavras alemãs é uma sátira à
Blitzkrieg dos nazistas. Juntamente com a Editora Ogmios
(Seaculum Obscurum), em 1986 Marco Alexandre criou a Gravadora Arte
Degenerada, uma
experiência alternativa na área da música. A Editora
Ogmios (Seaculum Obscurum) teve bastante influência da música, literatura, pintura e cinema de
vários países. Seus dois princípios máximos eram: a arte não se vende e a
arte não tem fronteiras.
De
todas as obras realizadas pela Editora Ogmios (Seaculum Obscurum), as duas mais importantes
foram os livros Iluminuras e Guirlanda
de Flores Sangrentas. Estas duas obras foram completadas em 2002, pois ficaram inacabadas
nos anos em que surgiram (1986 e 1987). Na verdade, alguns poucos poemas e
todas as pinturas foram elaborados no ano de 2002, com o objetivo de completar
estas duas obras. Depois dos últimos poemas escritos por Marco Alexandre (em
1993), a Editora Ogmios (Seaculum Obscurum) silenciou por muitos anos,
embora alguns pedaços de poemas isolados tenham sido feitos no transcorrer dos
anos. Em 1993, Marco Alexandre fez uma espécie de coletânea com as músicas que
ele gravou em fitas cassete (até hoje conservadas) entre os anos de 1981 e
1988. Em 2001, Marco Alexandre conheceu, através da Internet, o músico
americano Tom Rapp, líder do lendário grupo Pearls
Before Swine (1967-1971) e uma das maiores influências da Editora
Ogmios (Seaculum
Obscurum):
Marco Alexandre conheceu o trabalho deste grupo em 1983, através do Lp One Nation Underground, lançado pela
ESP-DISK em 1967. Tom enviou para Marco Alexandre uma cópia de seu último Cd:
A Journal of the Plague Year (1999). Este encontro
estimulou Marco Alexandre a recomeçar seus trabalhos na Editora
Ogmios (Seaculum Obscurum) no ano de 2002: os textos dos livros originais foram digitados em
computador; as músicas foram transferidas para CDs (a partir de março de 2005),
poemas foram reconstruídos, livros inacabados foram completados, etc. O
primeiro livro da nova fase foi a segunda edição do livro As
Flores (de
1985), feita em fevereiro de
Marco
Alexandre da Costa Rosário nasceu na cidade de Belém, Estado do Pará, Brasil,
em 7 de fevereiro de 1966. Atualmente, Marco Alexandre vive, desde fevereiro de
2003, na cidade de Santarém, Estado do Pará, no meio da Amazônia Brasileira.
Ele sempre foi um homem pobre e sempre teve muitas dificuldades para realizar
os trabalhos da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum). Entretanto, a partir de
2002, os estranhos livros que ele escreveu começaram a circular pelo mundo e,
em 2005, um site foi criado na Internet para comemorar os 21 anos da Editora
Ogmios (Seaculum Obscurum) e da Gravadora Arte Degenerada.
Estes são os trabalhos feitos
por Marco Alexandre Rosário na Editora
Ogmios (Seaculum Obscurum) – Gravadora Arte Degenerada:
-
Poemas - (poesia/desenhos) - 1984.
- Um Conto
Sobre a Vida de São Francisco de Assis -
(conto/pintura - obra desaparecida) - 1985.
- Uns
Dias na Infância
- (conto
infantil/desenhos) – 1985.
- As
Flores - (poesia/pintura) – 1985.
- As Cores - (poesia/pintura) – 1985.
-.O
Tecelão de Paisagens
-
Livro-Música - (poesia/música/pintura) – março/1986.
- Sete
Pérolas para Hollandri - (poesia) – junho/1986.
- Surrealística
I - (pintura – Obra desaparecida) – 1986.
- Iluminuras - As Iluminações que Rimbaud não
Iluminou no Jardim das Bonecas Manchadas de Sangue – Livro-Música
- (poesia/música/pintura) – outubro/1986.
- Guirlanda de Flores
Sangrentas – Livro-Música - (poesia/música/pintura) –
fevereiro/1987.
- Surrealística
II - (pintura – obra desaparecida) – 1987.
- América
Latrina & o Gigolô Americano – (Poesia) – 1988.
- Invocações - (Poesia) – 1991.
- O Último Círculo de
Pedras – Livro-Música - (poesia/música/pintura) –
(coletânea, incluindo os melhores projetos musicais feitos entre 1981 e 1988) -
1993 (estão inseridas algumas músicas feitas em 2002 e 2005).
- Amálgama – Uma
Coleção de Obscenidades - (Poesia) – 1981-1992.
Coletânea com vários poemas - 2002.
- Surrealística
III – (Pintura) – setembro/2002.
- Surrealística
IV – (Pintura) – setembro/2002.
- Canções
para Marina – Livro-Música - (poesia/música/pintura) –
setembro/2003.
- Winona
e as Cadeiras de Rodas – Compacto – Livro-Música -
(poesia/música) – outubro/2003.
- Winona
e as Cadeiras de rodas – álbum – Livro-Música -
(poesia/música/pintura) – setembro/2002 – julho/2005.
- New
York–Paris – Livro-Música - (poesia/música/pintura) –
junho/2004 - julho/2005.
OBS: Texto
escrito em 2002 (com acréscimos em 2005, 2008 e 2011).
EDITORA MORANGOS & UVAS
(SEACULUM OBSCURUM)
EDITORA OGMIOS
(SEACULUM OBSCURUM)
GRAVADORA ARTE
DEGENERADA
SÉRIE
BLITZBUCH
(1984
– 1992)
(2001-2011)
NEW YORK - PARIS
1ª
EDIÇÃO: 2005
“Tudo o que é
esquecido
permanece em
sonhos obscuros do passado...
ameaçando
sempre retornar.”
(Velvet
Goldmine)
Editora Ogmios (Seaculum
Obscurum)
Website:
www.seaculumobscurum.com
e-mail: editoraogmios@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário