Blog do Hektor

https://jornalistaheitormenezes.blogspot.com.br/

segunda-feira, 29 de março de 2021

 O EP "WINONA E AS CADEIRAS DE RODAS"/ 2003.

Marco Rosário em 2003 - Santarém-PA.

EP/Compacto/Single "Winona e as Cadeiras de Rodas"/2003 (na íntegra):



Após o Livro-Música "Canções para Marina", de 2003, eu fiz uma espécie de EP (como se fosse um compacto de vinil, com três músicas). É aqui que se encontra o poema-música "Lourdes (Eu Vou Deturpar Seu Espírito)", feito em 2002, primeiro poema da segunda fase da Editora Ogmios, feito ainda em Belém. Em 2003 eu já morava em Santarém-PA e lá fiz a música para este poema. Eu havia comprado um teclado (meu primeiro teclado) e fiz a música nele.  
Além deste poema-música, temos mais dois no EP: "Rock and Roll" e "Para Você", também feitos em 2003.
Foi este EP que foi para Montpellier, na França, em 2004, e lá tocou numa rádio.


Marco Rosário em 2003 - Santarém-PA


Depois, ao longo do ano de 2004 e até junho de 2005, o novo super Livro-Música "Winona e as Cadeiras de Rodas", com várias músicas e poemas, e que equivale a um álbum quádruplo (quatro discos de vinil), estava pronto e foi lançado na Internet, inaugurando o website da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/ Gravadora Arte Degenerada. 


Marco Rosário em 2003 - Santarém-PA

Eis o EP "Winona e as Cadeiras de Rodas", de 2003:


hhh


 

WYNONA E AS CADEIRAS DE RODAS.

 

 

*MARCO ALEXANDRE*

*DA*

*COSTA ROSÁRIO*

 

%

%ÿPOESIA, MÚSICA &PINTURA¯%

%

COMPACTO - SINGLE

 

Um Livro-Música da

 

EDITORA OGMIOS

(SEACULUM OBSCURUM)


BLITZBUCH

2003

 *   *   *

  

                            O último trabalho da Editora Ogmios foi o livro “Invocações”, de 1991. Na verdade, várias partes do livro haviam sido escritas entre os anos de 1986 e 1988. Seguiram-se outros poemas, escritos até 1992 e 1993. Mas, tanto o livro Invocações como os poemas que se seguiram, apesar de bem elaborados, não foram trabalhos muito bons. Desde então, a Editora Ogmios parou com suas atividades. Entretanto, sempre houve o interesse de encerrar sua história com um trabalho melhor. Em 1999, Marco Alexandre escreveu a dissertação de mestrado intitulada “O Narcotráfico e o Sistema Penal Federal no Estado do Pará”, e esse trabalho, apesar de ser um trabalho científico, se tornou o marco do retorno da Editora Ogmios. Este trabalho obteve um grande sucesso, tendo sido publicadas três grandes reportagem no jornal “O Liberal”, considerado o maior jornal da Amazônia, nos anos de 1999 e 2001, além de algumas citações em grandes jornais do Sudeste do Brasil.

 

                            Entretanto, em 2001, Marco Alexandre conheceu, através da Internet, o músico norte-americano Tom Rapp, líder do lendário grupo Pearls Before Swine. Este encontro foi um estímulo para o retorno da Editora Ogmios. Em 2002, Marco conheceria Meredith Monk, grande compositora norte-americana. Seguiram-se outros contatos com outros músicos norte-americanos e europeus. Livros da Editora Ogmios (“Invocações”, de 1991, e “As Flores”, de 1985) foram enviados para os Estados Unidos, em 2002.

 

                            Porém, até aquele momento somente os livros antigos é que tinham sido enviados. Não havia um novo poema, uma nova música ou uma nova pintura. A partir de setembro de 2002, essa situação começou a mudar. Marco voltou a pintar, concluindo imediatamente dois livros de pinturas, os Surrelísticas III e IV. Foi nessa época que surgiu a idéia de se fazer um outro livro-música, e assim começava a nascer a obra “Wynona e as Cadeiras de Rodas”. Marco tirou o nome do livro do primeiro nome da atriz norte-americana Wynona Rider, e a referência às cadeiras de rodas era uma homenagem à sua avó, Olga Nobre, que havia falecido em 1998, aos 89 anos de idade. Assim, em dezembro de 2002, dois novos poemas foram escritos: “Lourdes (Eu vou deturpar seu espírito)” e “Aonde Sonham as Mulheres de Cabelos Cortados”, ambos dedicados respectivamente à Adriana e Marina Simões, duas amigas de Marco, que ele havia conhecido em 1992.

 

                            Em 2003, Marco foi morar na cidade de Santarém, Estado do Pará, para trabalhar como professor de Direito Penal e Direito Processual Penal, na Universidade Luterana do Brasil (por mais incrível que possa parecer, Marco Alexandre é advogado desde o ano de 1990). Lá obteve recursos para dar continuidade ao retorno da Editora Ogmios. Faltava, porém, a parte musical. Desde 1988, Marco Alexandre não fazia qualquer música. Então, em abril de 2003, veio à luz a delicada composição “Canção para Marina”, também dedicada à Marina Simões. Era uma música com dois acordes apenas, mas era uma nova música. “Marina” simbolizou o nascimento de uma nova fase. Em setembro de 2003, Marco compôs o livro “Canções para Marina”, um livro de poesia música e pintura, feito como nos velhos tempos. “Canções para Marina” se tornou o primeiro livro-música desde 1987, ano em que Marco compôs o livro-música “Guirlanda de Flores Sangrentas”. “Canções para Marina” foi inteiramente dedicado à Marina Mota Simões (ela é a única pessoa que teve um livro inteiro da Editora Ogmios dedicado a sua pessoa), e serviu como experiência para a produção do livro-música “Wynona e as Cadeiras de Rodas”. Na verdade alguns trabalhos como “Canção para Marina” e “Loucura Vermelha”, foram aproveitados no “Wynona”. Em outubro de 2003, outros livros foram enviados para os Estados Unidos, só que desta vez com músicas: três músicas do livro-música “Guirlanda de Flores Sangrentas”, de 1987, a composição que Tom Rapp fez em 2002 para o poema “Lírio”, do livro “As Flores”, de 1985, e alguns ensaios, feitos com violão e violino. Marco havia comprado o pedal Zoom GFX 707, o que facilitou o arranjo das composições. Mas, foi em novembro que o grande acontecimento ocorreu: Marco comprou o teclado PSR-260, da Yamaha, que tem vários recursos, incluindo sintetizador. Desde 1987 que Marco não tocava num teclado. A alegria foi tamanha que ele telefonou para várias pessoas na madrugada do dia 13 de novembro de 2003, inclusive para a França. Exatamente às 10 horas da manhã (eram 5 horas da madrugada em Santarém), a França ouviu pelo telefone a música de Marco Alexandre pela primeira vez (primeira vez em que um livro da Editora Ogmios saiu do Estado do Pará foi em 1989, e o livro foi levado por cidadãos franceses para Paris). Marco teve alguns problemas com a polícia por causa dos telefonemas daquela madrugada. Mas, isso não é importante para ele. A música, a poesia e a pintura sempre vieram em primeiro lugar: o resto foi sempre secundário.

 

                            “Wynona e as Cadeiras de Rodas” é um livro-música misterioso, enigmático. Há várias referências a sexo, amor, loucura, tristeza, drogas,  prostituição, feitiçaria, etc. Todos os poemas e músicas são dedicados a várias cidades dos Estados Unidos da América. A capa do livro é uma pintura-colagem com a bandeira dos Estados Unidos e fotos de índios norte-americanos colocados sobre a bandeira, pertencentes ao livro de pinturas Surrealística III. Trata-se de uma homenagem aos músicos e poetas norte-americanos, que tanto influenciaram a Editora Ogmios. Repleto de citações de vários poetas, como Rimbaud, Sylvia Plath, Dylan Thomas, T.S. Eliot e W.B. Yeats, o livro se tornou um grande momento da Editora Ogmios. O livro completo será enviado para os Estados Unidos, Europa e América do Sul somente em fevereiro de 2004, para comemorar os 20 anos de existência da Editora Ogmios. Porém, Marco Alexandre esta completando 30 anos de música e poesia. Ele começou a se apaixonar pela música em 1973, quando ouviu o Lp “Cosmo’s Factory”, do grupo norte-americano Creedence Clearwater Revival e também o primeiro Lp do grupo brasileiro Secos & Molhados. Assim, para comemorar esses 30 anos de música e poesia, Marco Alexandre resolveu enviar uma espécie de “compacto” do livro “Wynona e as Cadeiras de Rodas”, contendo três poemas-música: “Rock and Roll”, que foi a música ouvida pelos franceses pelo telefone em novembro de 2003 (poema dedicado a cidade de Detroit, Michigan), “Para Você” (dedicado a Nova Iorque, no Estado de Nova Iorque), e “Lourdes – Eu vou deturpar seu espírito” (dedicado à Helena, em Montana). “Rock and Roll” é o primeiro poema do livro, e “Para você” fecha o “Wynona e as Cadeiras de Rodas”.

 

                            A Editora Ogmios jamais se importou com o sucesso, e é uma experiência artística totalmente oposta ao capitalismo. A Editora Ogmios é, na verdade, uma experiência que teve grande influência dos ideais dos primeiros cristãos, dos índios norte-americanos e hippies de Haight-Hashbury, de San Francisco, Califórnia. Em 2004 será colocado na Internet um site com poesia, música e pinturas. Como disse o poeta inglês William Blake, “a eternidade anda apaixonada pelas produções do tempo”.

 

                                                                  Editora Ogmios

                                                         (Seaculum Obscurum)

                                                                                             2003

 *  *  *

 

                                    Estes são os trabalhos feitos por Marco Alexandre na Editora Ogmios (Seaculum Obscurum):

 

- Poemas - (poesia/ desenhos) - 1984.

 

- Um Conto Sobre a Vida de São Francisco de Assis - (conto/ pintura - obra desaparecida) - 1985.

 

- Uns Dias na Infância  - (conto infantil/ desenhos) – 1985.

 

- As Cores  - (poesia/ pintura) – 1985.

 

- As Flores  - (poesia/ pintura) – 1985.

 

- O Tecelão de Paisagens  - (poesia/ música/ pintura) – março de 1986.

 

- Sete Pérolas para Hollandri - (poesia) – junho de 1986.

 

- Surrealística I - (pintura – Obra desaparecida) – 1986.

 

- Iluminuras - As Iluminações que Rimbaud não Iluminou no Jardim das Bonecas Manchadas de Sangue - (poesia/ música/ pintura) – outubro de 1986.

 

- Guirlanda de Flores Sangrentas  - (poesia/ música/ pintura) – fevereiro 1987.

 

- Surrealística II  - (pintura – obra desaparecida) – 1987.

 

- América Latrina & o Gigolô Americano – (poesia) – 1988.

 

- Invocações - (poesia) – 1991.

 

- Amálgama – Uma Coleção de Obscenidades - (poesia) – 1981-1993. Coletânea com vários poemas. – 2002.

 

- O Último Círculo de Pedras – (poesia/ música) – (coletânea, incluindo os melhores projetos musicais feitos entre 1981 e 1988) - 1994.

 

- Surrealística III – (pintura) – 2002.

 

- Surrealística IV - (pintura) – 2002.

 

- Canções para Marina – (poesia/música/pintura) – 2003.

 

- Wynona e as Cadeiras de Rodas (poesia/ música) – compacto – 2003.


*   *   *  


ROCK AND ROLL

 

(Detroit, Michigan, USA)

 

(Dedicada a todos os garotos e garotas que cresceram comigo, entre 1978 e 1984)

 

 

Veja as crianças imundas

Andando na lama,

Casas de madeira, água correndo por baixo

Marinel morreu e não foi pro céu

 

Deixe este amanhã sujo

Solte seus cabelos

Venha respirar outra vez

 

Veja como elas brincam

Pulando e dançando em rodas

Sobre as ruas miseráveis

Marinel morreu e não foi pro céu

 

 

Deixe este amanhã estúpido

Venha ouvir a música

Venha ler o poema

 

Veja como elas pulam e gritam

Sobre as ruas miseráveis

Sobras encantadas da sociedade

Marinel morreu e não foi pro céu

 

Deixe este amanhã perdido

Beije sua irmã

Beije a rua outra vez

 


 

PARA VOCÊ

 

(Nova Iorque, Nova Iorque, USA)

 

Para Marina

 

 

IT’S NOT THE SPOTLIGHT*

 

Luz                               Quando tudo isso acabar                         Noite

Eu andarei pelo caminho em direção à minha casa

Noite                E dormirei em minha cama novamente                Luz

E sonharei com você

 

Porque a luz da lua

Lua                               Iluminará o seu rosto                           Oceano

Num rio de estrelas

Oceano                   E eu verei o brilho do seu rosto                        Lua

Numa manhã resplandecente

E eu falarei com você

Rua                   Porque você estará com um sorriso doce              Paz

Nos seus lábios

Paz                         Ajeitando seus óculos no rosto                      Sonho

                        E recomeçando o caminho interrompido

E caminhando para sua casa

E lá você vai deitar na sua cama

E sonhará comigo

 

                                                               IT’S NOT THE SPOTLIGHT*

    

* It’s not the spotlight (Gerry Goffin e Barry Goldberg). Do filme “Stir of Echoes” (Ecos do Além).




LOURDES (EU VOU DETURPAR SEU ESPÍRITO)

      KYRIE ELEISON

 

(Helena, Montana, USA)

 

 

Para Adriana

 

 

 

Como um soldado

Que não tem pernas, braços e rosto.

Como um soldado mutilado...

Eu vou deturpar seu espírito...

Eu vou deturpar seu coração...

Eu vou deturpar sua mente...

E lapidar sua imagem no tempo

Como uma rosa nova e inesquecível.

 

christe

eleison

 

Se eu pudesse ouvir todos os corações do mundo,

o seu seria o único que eu ouviria.

 

christe

eleison

 

Patrem

omnipotentem

 

 

“ - Quanto tempo eu estou fora?

 - Não sei. Talvez uma existência.

 - Não consigo recuperar a noção do tempo.”

 

credo

in

unum

Deum

“Comigo você nunca envelhecerá,

porque eu a tenho aqui,

na minha mente e no meu coração.

Igualzinha como da última vez comigo.

Portanto, você não pode envelhecer comigo.

Seu cabelo será sempre castanho,

sua pele será sempre suave como a chuva.

Não deixarei uma ruga em seu rosto.

Tê-la-ei junto a mim bela e maravilhosa para sempre.

Porque de toda gente do mundo...

só comigo você se manterá fora do tempo...

como uma flor nova...

como uma rosa.”

 

Goooood byyyye, Jooooe!

Goooood byyyye, Jooooe!

Goooood byyyye, Jooooe!

 

run aaaaway!

run aaaaaway!

run aaaaaaway!

run aaaaaaaway!

 

 

the bomb exploded in my body!

the bomb exploded in my body!

the bomb exploded in my body!

the bomb exploded in my body!

 

Cristo não está em Tucson!

Cristo não está em Tucson!

Cristo não está em Tucson!

Cristo não está em Tucson!

 

christe

eleison

 

I love you I love you I love you I love you I love you I love you I love you

I love you I love you I love you I love you I love you I love you I love you

I love you I love you I love you I love you I love you I love you I love you

I love you I love you I love you I love you I love you I love you I love you

I love you I love you I love you I love you I love you I love you I love you

I love you I love you I love you I love you I love you I love you I love you

 

Patrem

omnipotentem

 

run aaaaway!

run aaaaaway!

run aaaaaaway!

run aaaaaaaway!

 

“I am the boss.

This is champagne.

Merry Christmas.”

 

christe

eleison

 

“I am the boss.

This is champagne.

Merry Christmas.”

 

“Keep the home fires burning

Though your heart is yearning

Though the boys are far away

They dream of home

There´s a silver lining

In the dark clouds shining

turn that lining inside out

till the boys come home”

 

Kyrie

Eleison

 

 

E il otoit a sa merci venir

Mes bons seignurs que jo tant ai amé

K’a bien petit n’en oi Deu oblié!**

 

Kyrie

Eleison

 

 

 

 

 

 

 

 

Eu estou fora do tempo

E eu farei você ser lembrada

Daqui a cem anos

E um milhão de estrelas

Contarão esta história para a eternidade...

E um milhão de estrelas

Conhecerão meu amor por você...

E um milhão de estrelas falarão

De uma afeição que transcende os corpos e o tempo...

 

Kyrie

Eleison

 

Eu amo você,

Como um soldado que não pode andar,

Como um soldado que não pode abraçar,

Como um soldado que não pode ver,

Como um soldado que não pode falar,

Como um soldado que não pode ouvir...

Como um soldado que pode deturpar seu espírito.

Como um soldado que pode deturpar seu coração.

Como um soldado que pode deturpar sua mente.

E lapidar sua imagem no tempo

Como uma rosa nova e inesquecível.

 

 

Kyrie

Eleison

   

*As frases com aspas são do filme “Johnny Got His Gun”, vencedor do Grand Prix, da crítica internacional (Festival de Cannes, 1971), e do Prêmio de Ouro (Festival de Atlanta). As frases em latim foram retiradas de algumas composições do álbum “Mass In F Minor” (1967), do grupo The Electric Prunes.

**Trecho da canção “Parti de Mal”, da Idade Média, anônimo francês (composta em francês arcaico).

 

  

EDITORA OGMIOS

(SEACULUM OBSCURUM)

 

EDITORA MORANGOS & UVAS

(SEACULUM OBSCURUM)

 

              GRAVADORA ARTE DEGENERADA

 

SÉRIE BLITZBUCH

 

(1984 – 1992)

 

(2002-2005)

 

WINONA E AS CADEIRAS DE RODAS

COMPACTO - SINGLE

 

1ª EDIÇÃO: 2003.

 

“Tudo o que é esquecido

permanece em sonhos obscuros do passado...

ameaçando sempre retornar.”

(Velvet Goldmine)

 

Editora Ogmios (Seaculum Obscurum):

 

Site: www.seaculumobscurum.com

 

Endereço (address):

 

SANTARÉM:

Avenida Mendonça Furtado, Edifício Xingu, nº 3300, Apto 306,

Bairro de Fátima,

Santarém – Estado do Pará - Brasil

CEP: 68.040.050

Telefone: (0-xx-93) – 3523-2854

 

Travessa do Chaco, 2623, bairro do Marco.

CEP: 66.090.120.

Belém – Pará – Brasil.

Telefone: (0-xx-91) – 3226-0673.

 

e-mail: editoraogmios@yahoo.com.br

MÚSICAS

 

1. ROCK AND ROLL (MARCO ALEXANDRE ROSÁRIO – EDITORA OGMIOS/ GRAVADORA ARTE DEGENERADA – 2003)

Instrumentos: Violão e percussão eletrônica (pedal Zoom GFX 707)

(gravado em Santarém – PA, em 21/11/2003)

 

2. PARA VOCÊ (MARCO ALEXANDRE ROSÁRIO – EDITORA OGMIOS/ GRAVADORA ARTE DEGENERADA – 2003)

Instrumentos: Violão (pedal Zoom GFX 707), Teclado (PSR-260)

(Composto e Gravado em Santarém – PA, em 21/11/2003)

 

3. LOURDES – EU VOU DETURPAR SEU ESPÍRITO (MARCO ALEXANDRE ROSÁRIO – EDITORA OGMIOS/ GRAVADORA ARTE DEGENERADA – 2003)

Instrumento: Piano (Teclado PSR-260)

(Composto e Gravado em Santarém – PA, em 21/11/2003).

 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário