Blog do Hektor

https://jornalistaheitormenezes.blogspot.com.br/

terça-feira, 30 de março de 2021

 MARABÁ, FEVEREIRO DE 2008. O WEBSITE DA EDITORA OGMIOS (SEACULUMOBSCURUM.COM) É VISTO NO MUNDO TODO. O SEGUNDO WEBSITE DA EDITORA OGMIOS NA INTERNET (www.seaculumobscurum.net).



MARABÁ-PA, FEVEREIRO DE 2008.

 


         No final do mês de janeiro de 2008, eu e meu gato “Breu” entramos no avião e fomos embora de Santarém, indo para Belém, e depois para Marabá. Chegamos em Marabá, em definitivo, no dia 18 de fevereiro de 2008 e nunca mais saímos da cidade. Gostei da cidade, pois há uma avenida (VP-8) que parece com a Avenida Almirante Barroso em Belém, e me dá a impressão de que, se eu pegar um ônibus, vou chegar até a minha casa na Travessa do Chaco, em Belém. Marabá também lembra Los Angeles/Califórnia-USA por causa dos morros e da iluminação durante a noite.

 


         No ano de 2012 uma coisa inusitada aconteceu: consegui comprar, através da Internet, um exemplar original (de 1970) do livreto da estória dos “Quatro Músicos de Bremen”. O livreto (com um disco de vinil/compacto) que eu ganhei em 1970 é considerado a origem mais remota da Editora Ogmios.

 

O WEBSITE www.seaculumobscurum.com repercute nos

Estados Unidos da América (USA). Los Angeles: a Cidade que mais acessou o Website.

 


         O website www.seaculumobscurum.com foi criado numa empresa de Santarém-PA, cujo nome era Gota D’Agua (Termo de Compromisso datado de 16 de maio de 2005), e a criação ficou sob a responsabilidade de Cleidival Fernandes, funcionário da empresa, que também era aluno do Curso de Informática da UFPA/Campus Santarém. O domínio “seaculumobscurum.com foi adquirido por mim em maio 2005, e o mesmo foi hospedado na empresa inglesa Hostgold. O website foi inaugurado completamente na Internet em junho de 2005, com quase toda a obra poética, musical e pictórica da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada, além de várias fotografias e de um longo texto com a história completa da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada (de 1966 a 2005). De maio de 2005 a janeiro de 2008, Cleidival Fernandes ficou encarregado da manutenção e atualização do website.

 

Consta no primeiro registro de acesso as seguintes cidades: Santarém-PA, Belém-PA, São Paulo-SP e Brasília-DF, todas cidades brasileiras; Arlington e Lakewood, nos Estados Unidos da América (USA). Mas, logo o acesso foi aumentando, e o website acabou por ser acessado em todos os continentes, principalmente nas Américas (Brasil e Estados Unidos da América-USA) e na Europa Ocidental (principalmente na Alemanha). Porém, o número de acesso foi sempre pequeno, tendo uma média de 250 acessos por mês. O referido website fora inaugurado em com dois idiomas: o principal, que era o idioma português, e o segundo, que era o idioma inglês. A tradução do português para o inglês foi feita por uma Professora do CCAA de Santarém-PA, Luciana Gomes.

 

         O Brasil sempre foi o país que mais acessou o website www.seaculumobscurum.com, principalmente as cidades de São Paulo e Rio de janeiro, as quais foram as que mais acesso tiveram no citado website, isso até o ano de 2008. Mas, a partir de junho de 2008, as coisas mudaram: os Estados Unidos da América (USA) passaram a ser o país com o maior registro de acessos, e a cidade de Los Angeles passou a ser a cidade que mais teve acessos no citado website no mundo inteiro. Salvo engano, de 2008 a 2014, poucos foram os meses em que o Brasil superou os Estados Unidos da América (USA) em número de acessos. Várias cidades americanas acessaram o site desde junho de 2005, além de Los Angeles: Washington-D.C., Park Rigde, Seattle, Dallas, Lakewood, San Francisco (Frisco), Dallas, e várias outras passaram a acessar o mesmo, e outras cidades da Califórnia, como Santa Bárbara, Santa Mônica, San Jose e San Diego também tiveram muito acesso. Isso se intensificou a partir de 2008. Eu penso que isto aconteceu porque um fã americano me enviou um e-mail dizendo que havia enviado notícias sobre o website www.seaculumobscurum.com para mais de um milhão de contas de e-mails nos Estados Unidos da América. Assim, eu penso que a Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada passou a ter uma certa repercussão nos Estados Unidos da América, ainda que limitada. Depois dos Estados Unidos da América e do Brasil, o país que mais teve número de acessos no referido website foi a Alemanha (várias cidades alemães acessaram o mesmo).

 

         Nessa época, a minha caixa de e-mail começou a ficar lotada de e-mails, a maioria vinda dos Estados Unidos da América, todos em inglês. Não que eu não recebesse e-mails antes de 2008, muito pelo contrário. Por mais incrível que possa parecer, embora São Paulo sempre tenha sido a cidade que mais tenha acessado o website até 2008, eu jamais recebi um único e-mail de um admirador brasileiro. Os e-mails vindos dos Estados Unidos da América eram variados: ou eram pessoas vendendo coisas, ou fazendo convites estranhos, ou pedindo Livros e Livros-Música da Editora Ogmios (o que era impossível de ser atendido, já que os trabalhos da Editora Ogmios são feitos de forma artesanal, e não em escala industrial), etc..  A grande maioria destes e-mails eu não cheguei nem a abrir, devido a imensa quantidade enviada.

 

         Também nesta época, o acesso do website www.seaculumobscurum.com saltou de 250 acessos por mês para inacreditáveis quase quatro mil acessos mensais, o que foi uma surpresa para mim, já que, tanto a Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada como o seu website, não tinham nenhuma propaganda de divulgação. A única propaganda era a presença do próprio website na Internet.

 

Em 2016, tendo em vista todo este interesse americano pela Editora Ogmios, fizemos uma reforma no referido website e o idioma oficial passou a ser o idioma inglês.

 

O WEBSITE www.seaculumobscurum.net

 

         Por volta de 2011, acessando o YouTube, eu descobri uma banda de música com o nome de Saeculum Obscurum. Confesso que fiquei extremamente curioso. Ouvi, muito rapidamente, uma música da Banda e até pensei que fosse uma banda cover, ou alguma espécie de homenagem. Porém, depois daquele primeiro contato, verifiquei que se tratava de uma banda de Death Metal, uma variação do Heavy Metal. Logo depois, também descobri, através de informações sobre a tal banda e também através de um texto publicado na Wikipédia, colocado na Internet depois do surgimento do grupo alemão, com texto em língua alemã e em língua inglesa, que a expressão latina “Saeculum Obscurum” dizia respeito a um período da Idade Média em que teria reinado na Igreja Católica uma Papisa, e teria sido um período de escândalos para a Igreja Católica.

 

         Como eu já disse no longo texto sobre a história da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada, publicado no website www.seaculumobscurum.com, em 2005, eu tirei a expressão “Seaculum Obscurum” de duas palavras latinas (“Saeculum” e “Obscurum”), que eu vi num livro de gramática latina que, no que eu posso recordar, estavam (as duas palavras) em colunas de palavras diferentes, e depois alterei a palavra “Saeculum” para “Seaculum”, para fazer uma referência a palavra inglesa “Sea” (“mar”, em inglês). Isso ocorreu, provavelmente, por volta do final do ano de 1985, ou início de 1986. Quando eu crie esta expressão (“Seaculum Obscurum”), eu estava me referindo ao Século XX e a toda a mortandade ocorrida nele; um século de guerras e horrores jamais vistos pela humanidade. Portanto, eu não estava me referindo à Idade Média, até porque eu nem sabia que a expressão “Saeculum obscurum” se referia a um período da Idade Média (eu, particularmente, adoro a Idade Média e toda a cultura produzida naquele período da Humanidade).

 

         Quando eu crie o website www.seaculumobscurum.com em 2005, não havia na Internet qualquer referência a estas palavras “Saeculum” e “Obscurum” juntas ou como referência à Idade Média, e muito menos o texto da Wikipédia, acima citado. Portanto, estas duas palavras relacionadas à música e à poesia, na Internet, só estavam relacionadas à Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada.

 

         Assim, me causou uma grande surpresa quando eu vi as músicas do grupo alemão (o qual parece ter um membro com nome e sobrenome bem brasileiros) no YouTube e também no Facebook.

 

         Algum tempo depois, verifiquei o surgimento de duas bandas de Death Metal com o nome “Ogmios”, uma na França e outra no Canadá.

 

         Também não lembro de nenhum website ou texto na Internet com o nome “Ogmios” relacionado à música (mas, haviam textos relacionado à poesia e ao deus celta “Ogmios”).

 

De qualquer forma, não tenho nada contra o fato de outras pessoas gostarem destas palavras e colocarem as mesmas como nomes de suas manifestações artísticas. Acho ótimo, já que eu era ridicularizado em Belém do Pará por causa destes nomes, na década de 1980. Mas, deixo aqui uma advertência aos garotos: não há nenhum problema desde que se respeite o espaço de cada um.

 

         Quando eu vi o grupo alemão com o nome de “Saeculum Obscurum”, decidi que era melhor atualizar o website www.seaculumobscurum.com, mas, ao invés disso, acabei por criar um novo website na Internet: o www.seaculumobscurum.net. Assim, contratei os serviços de alguns alunos do Curso de Informática da UFPA/Campus Marabá, os quais deram um formato mais moderno ao website original (o website www.seaculumobscurum.com ficou intacto, conforme havia sido planejado por Cledival Fernandes na última modificação de estilo, ocorrida em 2006). O responsável pelo novo website foi, principalmente, o aluno Rogério Carvalho dos Santos, o qual é, até hoje, o responsável pela manutenção dos dois websites.

 

         Mas, fora o surgimento do novo website, não houve nenhuma movimentação em relação à Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada desde 2008. Isso até 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário