Blog do Hektor

https://jornalistaheitormenezes.blogspot.com.br/

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

 

(4) ALGUMAS OBSERVAÇÕES SOBRE A EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM) E A GRAVADORA ARTE DEGENERADA (1966/2005).

Por Marco Alexandre Rosário (escrito entre maio e junho de 2005).

 

TOM RAPP E O PEARLS BEFORE SWINE (1983).

 

Pearls Before Swine - Álbum One Nation Underground, Gravadora ESP-DISK, de 1967

Contracapa do álbum One Nation Undergroud/1967
Porém, o grupo que foi determinante para a criação da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum) e da Gravadora Arte Degenerada foi o Pearls Before Swine, grupo norte-americano liderado por Tom Rapp, que realizou suas atividades poético/musicais entre 1967 e 1971 e teve seus dois primeiros álbuns lançados nos Estados Unidos da América pela lendária gravadora ESP-DISK. 



Fotos de Tom Rapp e da lendária banda americana Pearls Before Swine (1967), que foi decisiva para o surgimento da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada em 1984

Heitor Meneses tem o primeiro álbum do grupo, One Nation Underground, lançado em 1967, e em 1983 ele mostrou este álbum para mim. Este exemplar (lançado em 1967) que Heitor Meneses possui provavelmente foi comprado no Estados Unidos e levado para a Europa (Holanda). Alguém o adquiriu na Holanda e trouxe o mesmo para São Paulo (Brasil), e alguém finalmente o trouxe para Belém, até o álbum cair nas mãos do Heitor. E foi assim que eu conheci o som do Pearls Before Swine. Naquela época (década de 1980) era muito difícil você comprar álbuns importados. Este álbum que o Heitor possui é, portanto, uma raridade. Eu levei o álbum para a minha casa e em menos de dois dias eu aprendi a tocar todas as músicas. 


Fotos do álbum One Nation Underground, do Pearls Before Swine, de 1967, que Marco Rosário ouviu em 1983 (álbum original de 1967, de propriedade de Heitor Meneses)

Marco Rosário com o álbum One Nation Underground na Unifesspa, em 2017, exemplar comprado naquele ano, versão recente.

O que mais me surpreendeu, além da música, foi a capa deste álbum: um detalhe do tríptico “O Jardim das Delícias”, de Hieronymus Bosch, pintor flamengo do século XV. As músicas do álbum eram fantásticas. Pareciam músicas medievais. Um surrealismo impressionante. Mas, não haviam fotografias do grupo. Por muitos anos eu fiquei sem saber se Tom Rapp era um homem negro ou branco. Mas, em 2001, consegui falar com ele através de e-mail e ficamos amigos até a sua morte, ocorrida em 11 de fevereiro de 2018. Em 2002 Tom Rapp fez uma música para um poema que eu havia escrito em 1985 (Lírio, do Livro "As Flores"): "Lily - Marco's Song/2002", também conhecida como "Lily (Overture)/2005". Em 2017 o Blog do Hektor (Brasília) comemorou os 50 Anos do álbum One Nation Underground com uma grande reportagem, a qual também tratava de Hieronymus Bosch e de Marco Rosário e a sua Editora Ogmios. Veja os links abaixo:

 


Fotos do tríptico "O Jardim das Delícias", de Hieronymus Bosch, do século XV ou XVI, com detalhe do painel "Inferno", o qual serviu de capa para o primeiro álbum do Pearls Before Swine em 1967


Link (álbum One Nation Underground, do Pearls Before Swine, na íntegra):

One Nation Underground/Pearls Before Swine

Link (Another Time - Álbum One Nation Underground, do Pearls Before Swine):

Another Time (Tom Rapp - PBS/1967)

Link (Morning Song - Álbum One Nation Underground, do Pearls Before Swine):

Morning Song (Tom Rapp - PBS/1967)

Link (The Surrealist Waltz - Álbum One Nation Underground, do Pearls Before Swine):

The Surrealist Waltz (Lane Lederer/Roger Crissinger - PBS/1967)


Link (Lily - Marco's Song/2002 - Lírio/1985 - Tom Rapp/Marco Alexandre Rosário):

Lily - Marco's Song - Lírio (Tom Rapp?Marco Alexandre Rosário


Link (Reportagem no Blog do Hektor sobre os 50 Anos do álbum One Nation Underground, e também sobre Hieronymus Bosch e Marco Rosário e sua Editora Ogmios):

Blog do Hektor - 50 Anos do One Nation Underground




Nenhum comentário:

Postar um comentário