Blog do Hektor

https://jornalistaheitormenezes.blogspot.com.br/

terça-feira, 27 de junho de 2017


THE ZODIAC LIVE

YOUTUBE: OGMIOS SEACULUM OBSCURUM

Link de The Zodiac Live/2015/Unifesspa:


MAIS MÚSICAS NO YOUTUBE PARA OS AMIGOS E FÃS DA EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA. Colocamos mais uma música no YOUTUBE: “The Zodiac” (basta acessar: The Zodiac Live – Ogmios/Seaculum Obscurum). O vídeo, mais uma vez, foi elaborado e produzido por mim e pelo baterista/colaborador da Seaculum Obscurum, Felipe Ramos.


Esta é uma versão ao vivo (live) da música The Zodiac, filmada e gravada pelo cineasta Hirohito Arakawa (Prof. Da FADIR/IEDS-UNIFESSPA), na apresentação/exposição em comemoração aos 30 anos da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada (1984-2014), realizada em 28 de outubro de 2015, na UNIFESSPA, no Projeto de Extensão “Namorada das Artes”, promovido pelo Prof. Evandro Medeiros. Nesta Apresentação, participaram a guitarrista Savannah Lemos (primeira mulher a tocar na Seaculum Obscurum) e o baterista Felipe Ramos (primeiro baterista a tocar na Seaculum Obscurum). A mesma música também foi tocada no dia 21 de agosto de 2015, também no evento “Namorada das Artes”, e também em comemoração aos 30 anos da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada, com participação do guitarrista/violonista Conrado Graff e do baterista Felipe Ramos. Mas, a primeira vez que tal música foi exposta ao público foi em Santarém-Pará, na UFPA/Campus Santarém, no primeiro semestre de 2007, num Festival de Rock, que foi a primeira vez que a Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada tocou ao vivo. Naquela apresentação, usei a guitarra (Gibson Les Paul) e o pedal de guitarra com os quais a música original foi gravada e filmada em 2007 para o documentário “Stars Open Among the Lilies – I am too pure for you or anyone” (DVD – 2005/2007/Santarém-PA). O título do DVD foi tirado de dois versos de dois poemas da poetisa americana Sylvia Plath.


O poema/música faz parte do Livro-Música “Great Party, Isn’t It?” (“Grande Festa, não é mesmo”) (Poesia/Música), composto, elaborado e produzido por mim em 2008 (em Santarém/Pará), e que foi lançado internacionalmente através do website www.seaculumobscurum.com, em 2008 (foi o último Livro-Música e o último trabalho artístico feito pela Editora Ogmios/Seaculum Obscurum/Gravadora Arte Degenerada). A música “The Zodiac” foi gravada e filmada no 1º Semestre de 2007.

“The Zodiac” diz respeito ao famoso assassino que aterrorizou a baía de San Francisco, Califórnia, no final dos anos 1960 e início dos anos 1970. O assassino se intitulava “O Zodíaco”. O poema foi feito a partir das cartas que o assassino enviava para os jornais de San Francisco (San Francisco Chronicle e San Francisco Examiner), ou seja, os versos são frases do próprio assassino (tiradas do filme “The Zodiac”, dirigido por Alexander Bulkley, roteiro de Kelly Bulkley e Alexander Bulkley). Também foram utilizados no poema frases dos filmes “O Planeta dos Macacos” (“Planet of the Apes”/1968, dirigido por Franklin J. Schaffner, com roteiro de Michael Wilson e Rod Serling, baseado na obra “La Planète des Singes”, de Pierre Boulle), “Volta ao Planeta dos Macacos” (“Beneath the Planet of the Apes”/1970, dirigido por Ted Post, com roteiro de Paul Dehn, baseado na obra “La Planète des Singes”, de Pierre Boulle), “A Máquina do Tempo” (“The Time Machine”, dirigido por Simon Wells, roteiro de John Logan, baseado no livro “The Time Machine”, de H.G.Wells), e “Montado na Bala” (“Riding The Bullet”, direção e roteiro de Mick Garris, baseado na obra “Riding The Bullet”, de Stephen King).



Este assassino nunca foi preso e o caso foi arquivado pela polícia e dado como inconclusivo em 2004. Jamais descobriram a identidade dele. Com relação a este poema/música tenho a dizer que o mesmo é, na verdade, uma crítica ao assassino, e não uma exaltação do mesmo. O método de matar do Zodíaco se espalhou pelo mundo e hoje em dia podemos ver pessoas matando do mesmo modo como ele fez no passado, inclusive em Marabá, o que é lamentável. Eu mesmo vi uma execução em Marabá nos mesmos moldes das realizadas pelo Zodíaco em San Francisco, Califórnia. Mas, graças a Deus, ele nunca apareceu na porta da minha casa cobrando explicações sobre este poema/música. Outros compositores também fizeram músicas tendo o Zodíaco como referência.

Eis o poema na íntegra:

THE ZODIAC

THIS IS THE ZODIAC SPEAKING

I WANT TO REPORT A DOUBLE MURDER

THE FUTURE IS NOW

I LIKE KILLING PEOPLE BECAUSE IT IS SO MUCH FUN,
MORE FUN THAN KILLING WILD GAME IN THE FOREST.
MAN IS THE MOST DANGEROUS ANIMAL OF ALL TO KILL
SOMETHING THAT GIVES ME THE MOST
THRILLING EXPERIENCE.

THE FUTURE IS NOW

THE BOMB IS A HOLY WEAPON OF PEACE!!!

THE BULLET IS ALWAYS THERE

THE BULLET IS CONSTANT

IT IS EVEN BETTER THAN GETTING
YOUR ROCKS OFF WITH A GIRL.
I WILL NOT GIVE YOU MY NAME
BECAUSE YOU WILL TRY TO SLOW DOWN OR
STOP MY COLLECTION OF SLAVES

HUMAN SEE – HUMAN DO
HUMAN SEE – HUMAN DO
HUMAN SEE – HUMAN DO
HUMAN SEE – HUMAN DO
HUMAN SEE – HUMAN DO
HUMAN SEE – HUMAN DO
HUMAN SEE – HUMAN DO
HUMAN SEE – HUMAN DO

I CAN LOOK INSIDE YOUR MEMORIES...

THE FUTURE IS NOW

THEY ARE TO FIND CITY OF THE DEAD

YOUR NIGHTMARES... YOUR DREAMS

THE FUTURE IS NOW

THE BULLET

YOU ARE THE INESCAPABLE RESULT OF YOUR TRAGEDY

DEAR EDITOR

YOU HAVE YOUR ANSWER

THE BULLET

THIS IS THE MURDERER

CIPHER

I WANT YOU TO PRINT THE CIPHER

CIPHER

MY IDENTITY

CIPHER

SAN FRANCISCO CHRONICLE

CIPHER

SAN FRANCISCO EXAMINER

CIPHER

TAKE YOUR STINKING PAWS OFF ME, YOU DAMN DIRTY APE!

VIOLENCE IS NECESSARY

CIPHER

THE BULLET

PEACE AND LOVE
PEACE AND LOVE
PEACE AND LOVE
PEACE AND LOVE
PEACE AND LOVE

ALMIGHTY BOMB
WHO DESTROYED ALL DEVILS
AND CREATED ANGELS
BEHOLD THIS MOMENT
BEHOLD THE TRUTH THAT ABIDES IN US

REVEAL THAT TRUTH UNTO THAT MAKER

I’M WAITING FOR A
GOOD MOVIE ABOUT ME.

WHO WILL PRAY ME?

I AM NOW IN CONTROL OF ALL THINGS.

No final do poema, podemos ler um trecho da última carta enviada pelo Zodíaco à Polícia, em 1978: “Estou esperando por bom filme sobre mim. Quem vai me interpretar? Agora eu estou no controle de todas as coisas”.

A versão ao vivo que está no You Tube também pode ser vista na nossa página no FaceBook (ogmios Seaculum Obscurum Facebook).

OBS: Estes livros e livros-música a que sempre me refiro, foram e são fabricados de forma artesanal. Nos anos 1980 do século passado, eles eram feitos a mão ou datilografados e as músicas eram gravadas em fitas cassetes. Já no século XXI, eles foram digitalizados (incluindo as músicas). Mas as capas ainda são feitas como nos anos 1980 do século XX, com papel veludo. Contando com os livros e livros-música que estão comigo (as versões originais e as versões feitas entre 2001 e 2005), devem existir uns 40 destes trabalhos espalhados pelo mundo. Os trabalhos da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada nunca foram publicados comercialmente e não podem ser comprados em livrarias e lojas. Todos os trabalhos em mãos de terceiros foram dados por mim.

Marco Alexandre Rosário

Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada
30 anos (1984/2014)

EDITORA OGMIOS
(SEACULUM OBSCURUM)
GRAVADORA ARTE DEGENERADA

TRINTA ANOS
(1984 – 2014)

10 ANOS DO WEBSITE www.seaculumobscurum.com
(2005/2015)

WEBSITES/FACEBOOK/BLOGSPOT:


www.seaculumobscurum.com

Ogmios/Seaculum Obscurum - Facebook


Ogmios/Seaculum.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário