Blog do Hektor

https://jornalistaheitormenezes.blogspot.com.br/

terça-feira, 27 de junho de 2017


CONCERTO PARA OS PÁSSAROS

YOU TUBE: OGMIOS SEACULUM OBSCURUM

MAIS MÚSICAS NO YOU TUBE PARA OS AMIGOS E FÃS DA EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA. Colocamos mais uma música no YOU TUBE: “CONCERTO PARA OS PÁSSAROS” (basta acessar: Concerto para os Pássaros – Ogmios/Seaculum Obscurum). O vídeo, mais uma vez, foi elaborado e produzido por mim e pelo baterista/colaborador da Seaculum Obscurum, Felipe Ramos.


A música “Concerto para os Pássaros” foi criada e composta por mim em 1983, mas deve ter sido inteiramente concluída por volta de 1984. E ela guarda um segredo. Em 1982, eu aprendi a tocar, com muita dificuldade, a música “Blackbird” do Beatles (John Lennon e Paul McCartney), que foi lançada em 1968, no famoso álbum “The Beatles”, mais conhecido com “Álbum Branco”, um álbum duplo, ou seja, com dois discos de vinil. Nos Beatles, devido a um acordo feito entre John e Paul, provavelmente no final da década de 1950, todas as músicas de John Lennon e Paul McCartney estão creditadas a dupla “Lennon/McCartney”, muito embora algumas músicas sejam exclusivamente de John e outras de Paul. Por exemplo, a música “Yesterday” de 1965, é de inteira autoria de Paul McCartney, mas é creditada à dupla Lennon/McCartney. Assim, acho que “Blackbird” é uma música de Paul, mas talvez a letra da mesma tenha tido a colaboração de Lennon. 


De qualquer forma, em 1982 eu aprendi a tocar esta música dos Beatles. Como eu sempre fiz quando aprendia uma nova nota musical, eu sempre compunha ou tentava compor uma música. Assim, em 1983 comecei a compor uma música utilizando algumas notas da música “Blackbird”. Evidentemente, tal fato não constitui plágio, até porque as seqüências das notas é completamente diferente das seqüências das notas da música “Blackbird”, e o andamento da música também é diferente. “Concerto para os Pássaros” parece uma música do período barroco, com forte influência da música de Antônio Vivaldi, do século XVII.


Em 1993 eu fiz o que seria uma coletânea com as melhores músicas da Editora Ogmios (Seaculum Obcurum)/Gravadora Arte Degenerada, compostas entre os anos de 1986 e 1988 (regravadas das fitas cassetes originais em uma nova fita cassete), e, em 1996, eu acrescentei a esta coletânea as músicas que eu fiz entre 1981 e 1983. Não me lembro de ter feito músicas em 1984 e 1985, apenas fui aperfeiçoando o material que já havia sido criado em 1983. A coletânea (uma espécie de “Greatest Hits” da Editora Ogmios/Seaculum Obscurum/Gravadora Arte Degenerada) teve a denominação de “O Último Circulo de Pedras” (Livro-Música), título totalmente influenciado pelo álbum “Dolmen Music”, da compositora, cantora, bailarina, cineasta e coreógrafa americana Meredith Monk, que eu conheci pessoalmente através de e-mail em 2001, e que me enviou uma foto autografada de Nova Iorque, que hoje está na sala da minha casa. Em 2002, eu acrescentei a música “Lily” (poema “Lírio” de minha autoria, escrito em 1985 para o livro “As Flores”, e Tom Rapp, músico americano e líder da lendária banda de folk psicodélico Pearls Before Swine/1967-1971, fez uma música em 2002 para este poema, na versão em inglês, em Port Charlotte, Flórida/USA). Eu ainda pretendo fazer uma ou duas coletâneas envolvendo toda a obra musical da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada, gravada entre 1981 e 2008.


Desta forma, eu fiz em 1996 a versão definitiva da música “Concerto para os Pássaros”, para inseri-la na acima citada coletânea (fita cassete), versão esta tocada no violão Del Vecchio. E foi justamente nesta versão que a música ganhou este nome “Concerto para os Pássaros”, em homenagem à música dos Beatles que deu origem a mesma, como dito acima.

Somente em 2003, quando eu acrescentei os poemas às músicas no Livro-Música “O Último Circulo de Pedras”, foi que eu resolvi fazer o poema para a música “Concerto para os Pássaros”.

Eis o poema, que também aparece no vídeo (You Tube):

CONCERTO PARA OS PÁSSAROS

(Música/1983-Poema/2003: Marco Alexandre Rosário, Livro-Música “O Último Circulo de Pedras-Coletânea de Poemas e Músicas” 1993/1996/2002, Belém-Pará-Brasil).


Valsa encantada e triste

Em plumas ressecadas

Visão dos céus

Em constante transformação

Pelos bosques encantados

A imersão no vôo

Em constante transformação

Plumas            Plumas            Plumas            Plumas

Plumas            Plumas            Plumas            Plumas

Plumas            Plumas            Plumas            Plumas

Plumas            Plumas            Plumas            Plumas

E esta é a história desta música.

Estes livros e livros-música a que sempre me refiro, foram e são fabricados de forma artesanal. Nos anos 1980 do século passado, eles eram feitos a mão ou datilografados e as músicas eram gravadas em fitas cassetes. Já no século XXI, eles foram digitalizados (incluindo as músicas). Mas as capas ainda são feitas como nos anos 1980 do século XX, com papel veludo. Contando com os livros e livros-música que estão comigo (as versões originais e as versões feitas entre 2001 e 2005), devem existir uns 40 destes trabalhos espalhados pelo mundo. Os trabalhos da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada nunca foram publicados comercialmente e não podem ser comprados em livrarias e lojas. Todos os trabalhos em mãos de terceiros foram dados por mim.

Marco Alexandre Rosário

Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada
30 anos (1984/2014)

EDITORA OGMIOS
(SEACULUM OBSCURUM)
GRAVADORA ARTE DEGENERADA

TRINTA ANOS
(1984 – 2014)

10 ANOS DO WEBSITE www.seaculumobscurum.com
(2005/2015)

WEBSITES/FACEBOOK/BLOGSPOT:


www.seaculumobscurum.com

Ogmios/Seaculum Obscurum - Facebook


Ogmios/Seaculum.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário