O TEXTO COMEMORATIVO DOS 30 ANOS DA EDITORA OGMIOS (1984-2014).
TEXTO COMEMORATIVO
EDITORA OGMIOS
(SEACULUM OBSCURUM)
GRAVADORA
ARTE DEGENERADA
TRINTA ANOS
(1984 – 2014)
10 ANOS DO WEBSITE www.seaculumobscurum.com
(2005/2015)
WEBSITES:
www.seaculumobscurum.net
(em
português)
www.seaculumobscurum.com (em inglês)
“I see your hair is
burning, hills are filled with fire; if they say I never loved you,
you Know they are a
liar” (L. A. Woman – Jim Morrioson/The Doors, 1971).
Este Texto Comemorativo de 30 anos da Editora Ogmios é dedicado a Los
Angeles (L. A. – Califórnia – USA – cidade que mais acessou o website www.seaculumobscurum.com
nos USA e no mundo, de 2005 a 2014)
PREÂMBULO
A EDITORA
OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA completou 30 anos em 2014. No dia 31 de dezembro de 2013 eu enviei e-mails para várias
pessoas informando que este evento seria comemorado naquele ano. Porém, devido
a vários compromissos de ordem pessoal e profissional, as comemorações não
puderam ser realizadas em 2014. Assim, entramos no ano de 2015 e nada havia
sido feito até o dia o 21 de agosto,
quando, a convite do Professor
Evandro Medeiros, a Editora Ogmios tocou quatro músicas no Projeto Cultural “Namorada das Artes” (Programa
de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão/PROEX da Universidade Federal do Sul e
Sudeste do Pará - UNIFESSPA), em Marabá, Estado do Pará, Brasil. Em 28 de outubro de 2015, novamente a
Editora Ogmios foi convidada para tocar no Projeto
Cultural “Namorada das Artes”,
mas dessa vez fizemos uma pequena exposição com banners e tocamos seis músicas
da Editora Ogmios e duas de outros compositores.
Assim,
este texto deveria ter sido escrito e publicado logo após a última
apresentação/exposição na UNIFESSPA, em outubro de 2015, mas, mais uma vez por
questões de ordem pessoal e profissional, não conseguimos concluí-lo.
Adentramos
no ano de 2016 e o texto e outras questões relativos à Editora Ogmios ainda não
haviam sido finalizadas e resolvidas. Neste meio tempo abrimos uma página no Facebook (“Marco Rosário” – “Ogmos
Seaculum Obscurum”), criamos uma conta no YouTube (“Ogmios Seaculum
Obscurum”) aonde já publicamos oito
das mais de quarenta músicas da Editora Ogmios, compostas entre 1981 e 2008, e também criamos um blog (“blogspot – Ogmios Seaculum Obscurum”).
As músicas (com poemas) que foram publicadas no YouTube foram divulgadas
através de e-mails para pessoas conhecidas e também passamos a publicá-las e
divulgá-las no Facebook. Mais recentemente, passamos a fazer uma série de
homenagens a músicos e grupos de música que influenciaram a Editora Ogmios na
nossa página no Facebook, de 1973 a 2014 (homenagens estas concluídas em
novembro de 2016). Também abrimos espaço no Twitter (“Ogmios Seaculum”),
no Instagram (“Ogmios – Seaculum Obscurum”) e no LinkedIn (“Ogmios Seaculum”).
Mais recentemente, também abrimos uma página no Wikipédia (“Ogmios Seaculum
Obscurum”).
Em
novembro de 2016, criamos na nossa página no Facebook uma série de grupos fechados envolvendo poesia (“T. S. Eliot”, “Ezra Pound”,
“William Carlos Williams”, “William Butler Yeats”, “William Blake”, “Sylvia Plath/Dylan Thomas”, “Poesia
Maldita/Rimbaud/Ducasse e Outros”), música
(“Ogmios Seaculum Obscurum - Homenagens
Musicais – trata-se da continuação das homenagens aos músicos, compositores
e bandas que influenciaram a Editora Ogmios, só que agora em grupo fechado), pintura (“Hieronymus Bosch – Pintura”) e cinema,
sendo que todos esses grupos tem
relação direta com a Editora Ogmios.
Ainda
no Facebook, passamos a integrar vários grupos
fechados e abertos que tem como tema arte, música, poesia, etc., sendo que passamos a
publicar nestes grupos os trabalhos da Editora Ogmios, desta forma divulgando ainda mais nossos trabalhos nos Estados
Unidos da América e Europa (e por tabela, no resto do mundo).
Desta
forma, notamos que houve uma razoável
divulgação da Editora Ogmios em 2016, o que não acontecia desde 2005, quando o website www.seaculumobscurum.com
foi lançado na Internet, tornando público quase todos os trabalhos da
Seaculum Obscurum. Porém, devemos finalizar todas estas comemorações, já que a
Editora Ogmios tem, hoje, 32 anos de
existência, mas, devo dizer, este nome, EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA, foi definitivamente criado em 1986, entre os meses de junho a outubro (eu não
recordo com exatidão o mês correto). O
nome, portanto, completou 30 anos em 2016.
Desta
forma, fizemos este texto para
comemorar os 30 anos da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte
Degenerada (1984-2014)
e, inclusive, esclarecer alguns pontos relativos à mesma, e assim encerramos,
em definitivo, tais comemorações.
ASSUNTOS RELATIVOS À
EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA
ARTE DEGENERADA.
a)
DAS ORIGENS.
As
origens da Editora Ogmios estão
ligadas a um livro de estória infantil que alguém me deu de presente
(provavelmente de aniversário) em 1970,
em Belém, Estado do Pará - Brasil. Era a estória dos Quatro Músicos de Bremen, antiga lenda que retrata a estória
de um burro, de um cão, de um gato e de um galo que, após serem abandonados por
seus donos, resolvem se unir para formar um grupo musical e ir para Bremen
(cidade alemã), destino este a que eles jamais chegariam. A lenda retrata a
união do múltiplo, do inusitado. O livro a que me referi vinha com um compacto
(um pequeno disco de vinil) com a estória interpretada por atores (não era uma
interpretação de estórias infantis como as de hoje em dia; era bastante
assustadora). Os Livros-Música da
Editora Ogmios tem o mesmo formato: um livro acompanhado de um Cd (na década de 1980 eram fitas cassetes).
O livreto desapareceu ainda na década de 1970, mas eu tive o disco até 1989.
Porém, já morando em Marabá, consegui comprar um exemplar da época em 2012 pela
Internet.
Em
1973, eu comecei a gostar da música do grupo americano Creedence Clearwater Revival. Depois, no mesmo ano, vieram os Secos & Molhados, e, 1975, ouvi o
álbum Rubber Soul dos Beatles, de 1965. E o resto é história
(veja a história completa da Editora Ogmios nos sites da mesma e neste e-mail
comemorativo).
b)
DO SIGNIFICADO DA EDITORA OGMIOS (SEACULUM
OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA.
- O que
significa Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada?
Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada é um projeto artístico criado por mim em 1984,
o qual tinha (e tem) por objetivo a
produção de poesias, músicas, pinturas e filmes. O projeto foi bruscamente interrompido em 1987, e rastejou
até 1993, quando foi enterrado de
vez. No século XXI o projeto
ressuscitou (a partir de 2001). Os trabalhos (Livros e Livros-Música) eram
feitos (e são feitos até hoje) de forma artesanal, tendo em vista as
influências do Movimento Hippie (Haight/Ashbury-San Francisco, Califórnia – USA -1965/1967), do Movimento
Underground, dos Movimentos de
Contracultura, do Psicodelismo,
do Movimento Punk, dos monges da Idade Média e do Cristianismo original e primitivo.
Por
outro lado, EDITORA OGMIOS (SEACULUM
OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA foi (ainda é) uma grande pesquisa sobre música, poesia/literatura,
pintura, e cinema. A partir desta grande pesquisa, a Editora Ogmios passou a produzir trabalhos artísticos em
formato de Livros (de poesia, de
contos e de pintura), e de Livros-Música
(livros de poesia com fitas cassetes onde estavam gravadas as músicas que fiz
na época, tocando todos os instrumentos, além de pinturas. No século XXI, as
fitas cassetes foram substituídas por Cds, já que as músicas foram
digitalizadas a partir de 2004).
c)
DA DENOMINAÇÃO E O QUE SIGNIFICA.
Em 1984 o projeto não tinha nenhum nome, nenhuma denominação.
Havia somente um livro, que deveria ter se chamado “Amálgama” ou “O Quarto dos
Sonhos” e que acabou tendo o título de “Poemas”.
Em
1985, foi criada a denominação “EDITORA
MORANGOS & UVAS”, já que foram surgindo os outros livros (de contos
e de poesia). Este nome foi inspirado no quadro/pintura (tríptico) “O Jardim das Delícias Terrenas” (século XV), de Hieronymus Bosch, e no filme “Morangos
Silvestres” (1957), de Ingmar
Bergman, cineasta sueco, até hoje, para mim, considerado o melhor filme de
todos os tempos. Portanto, o que talvez pareça ser um nome inocente, na
verdade, não o era, devido ao que está contido no quadro/pintura de Bosch e no
filme de Bergman. Nessa época, o poeta inglês Wiliam Blake (século XVIII-XIX) também já tinha uma grande influência
da Editora Ogmios.
No
final de 1985 (ou no início de 1986; não recordo com clareza), eu acrescentei as
palavras latinas “Seaculum Obscurum”
entre parênteses. Na verdade, a palavra correta é “saeculum”, mas eu mudei de posição as letras “a” e “e”, por causa da
palavra “sea” (“mar”, em inglês). Eu
vi estas palavras num livro de gramática latina e, que eu me recorde, elas
estavam separadas em colunas, juntas com outras palavras. Assim, a denominação
ficou “EDITORA MORANGOS & UVAS
(SEACULUM OBSCURUM)”. Com esta expressão, eu quis me reportar ao século XX e tudo de
ruim e péssimo e desagradável que ocorreu nele (não tem nenhuma relação com a Idade Média, período da história
humana que, aliás, eu adoro). O que
valeu para o Século XX está valendo para o Século XXI. A Editora Ogmios nunca foi tão atual
como nos dias que correm.
Em
1986, quando foi feito o primeiro o
Livro-Música (“O Tecelão de Paisagens”,
cujo original está em Paris, França, desde 1989), à denominação “Editora Morangos & Uvas (Seaculum Obscurum)” foi acrescida a
expressão “Gravadora Arte Degenerada”,
ficando, portanto, “EDITORA MORANGOS
& UVAS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA”. A
expressão “Arte Degenerada” (em
alemão, “Entartete Kunst”) diz respeito a uma série de exposições feitas na
Alemanha Nazista, na década 1930, nas quais os nazistas faziam exposição de
obras de arte produzidas por judeus, ou que fossem consideradas obras da
chamada arte moderna, que os nazistas repudiavam, pois, para eles, aquelas
obras de arte eram produtos de sub-raças e, portanto, contrárias ao arianismo.
Assim, o termo “Arte Degenerada” é uma
crítica, e não uma exaltação aos
nazistas, já que a Editora Ogmios
produz arte degenerada. A influência para colocar tal expressão veio do
grupo inglês Joy Division, cujo
poeta/vocalista Ian Curtis se
enforcou em 18 de maio de 1980. A expressão “Joy Division” (Divisão da Alegria) era como os nazistas se referiam
às alas das prostitutas judias nos campos de concentração. O Joy Division foi
um grupo que teve muita influência na Editora Ogmios naqueles dias de 1986,
principalmente na poesia.
Foi
entre junho e outubro de 1986 que a
denominação “EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA” se
firmou em definitivo e existe até hoje. “Ogmios”
é o deus da eloqüência do panteão celta,
o deus da comunicação. De sua boca saiam fios de ouro que
enlaçavam os ouvintes, forçando-os a
ouvi-lo. Ogmios era representado por
um velho calvo. Eu tirei este nome de um livro de ocultismo.
Hoje,
há grupos de rock na Europa e na América do Norte com nomes como “Saeculum Obscurum” (na Alemanha), “Ogmios” (na França e Canadá), “Arte Degenerada” (nos Estados Unidos da
América), o que eu acho ótimo, pois na década de 1980 eu era ridicularizado em
Belém por causa destes nomes.
d)
DOS LIVROS-MÚSICA E DA SÉRIE “BLITZBUCH”.
Livro-Música é a
denominação para os trabalhos da Editora Ogmios feitos com poesia, música e pintura. Esses trabalhos começaram a ser feitos em março de 1986 (provavelmente o mês de
março), com o Livro-Música “O Tecelão
de Paisagens” (nome inspirado numa pintura do pintor escocês Fergus
Hall). Na época (década de 1980), o formato destes Livros-Música era o formato
da capa de um Lp (disco de vinil) e vinha acompanhado como fitas cassetes. Já
no século XXI o formato passou ser de um livro normal, em papel A4, e passaram
a vir acompanhados com Cds (as músicas antigas foram digitalizadas em 2004, e
as que foram feitas depois deste ano passaram a ser inseridas nos Cds
diretamente, depois das músicas serem gravadas em fitas cassetes).
Todos
estes trabalhos da Editora Ogmios (Livros
e Livros-Música) fazem parte da série BLITZBUCH (“Livro Relâmpago” em
alemão; uma ironia com a Blitzkrieg, “guerra relâmpago”, dos
nazistas; mais uma vez, uma crítica ao nazismo), também denominados de “livros
socialistas”, porque deveriam ser de domínio comum. Infelizmente, esta
idéia, que foi tirada da experiência do Movimento
Hippie (Haight-Ashbury, San Francisco, Califórnia-USA) e do cristianismo
primitivo nunca teve funcionalidade efetiva.
e)
DAS INFLUÊNCIAS.
A
Editora Ogmios teve variadas influências ao longo de anos e décadas. Mas, as
principais influências sempre foram o Surrealismo,
o Concretismo, e o Imagismo, em termos de poesia. Porém, houve bastante influência de outras
correntes, como o romantismo (movimento inglês e americano principalmente),
o barroco, o simbolismo, etc. Isso na poesia e literatura. Houve uma acentuada
influência da poesia americana (Edgar Allan Pöe, T. S. Eliot, Ezra Pound,
William Carlos Williams, E. E. Cummings, Sylvia Plath, poesia beatnik, etc.) e da poesia britânica (William Blake, Shelley, Keats, William Butler Yeats, Dylan
Thomas, etc.), e da literatura
alemão (Hermann Hesse e outros.
“O Lobo da Estepe”, romance
de Hesse escrito em 1927 sempre foi a
Bíblia da Editora Ogmios) e francesa
(Arthur Rimbaud, Ducasse, etc.). Também houve uma grande
influência do Movimento Concretista
Brasileiro e da literatura/poesia
brasileira em geral. Obviamente, a Editora Ogmios sofreu influência de toda
a literatura mundial.
Já
na música, as grandes influências
sempre foram o Rock and Roll, o psicodelismo, o Movimento Underground, a Música
Erudita e a Música Popular
Brasileira (MPB), mas também houve influência da Bossa Nova, do Samba, do
Carimbó (música regional do nordeste
do Estado do Pará), da Disco Music,
e até mesmo da música eletrônica.
Na pintura e no cinema, a influência
também sempre foi bastante variada. Houve uma grande pesquisa sobre a
História da Pintura. O cinema sempre foi
outra grande influência da Editora Ogmios, pois vários dos poemas escritos por mim estão repletos de imagens e
diálogos retirados de cenas de filmes.
f)
DAS MÚSICAS.
A
parte musical da Editora Ogmios começa até mesmo antes da existência da própria
Editora Ogmios, já que a primeira composição musical feita por mim data de 1981 (Concerto em Dó Maior). Entretanto, quando eu comecei a fazer os Livros-Música, eu acabei trazendo as
composições que fiz entre os anos de 1981 e 1984. Todas as músicas compostas na Editora são de minha autoria,
exceto a composição “Cetáceos”, composta por mim e Jofre Jacob Freitas,
e a música feita por Tom Rapp, líder
da lendária banca americana de folk psicodélico Pearls Before Swine (1967-1971),
para o poema “Lírio”, escrito por mim em 1985, para o Livro “As Flores” (“Lily”, música composta em
2002 por Tom Rapp, para a versão em inglês). Com relação a tocar e gravar
as músicas da Editora Ogmios, eu toco
todos os instrumentos (violões, guitarras, órgão, piano, xilofone, carrilhão, violino, flautas, gaitas, saltério, instrumentos de percussão e programação de
bateria eletrônica), com exceção novamente para as músicas acima já
citadas. Na música “Cetáceos”, de 1988, eu faço os solos no violão e Jofre
Jacob Freitas faz o ritmo com outro violão. Na música “Lily”, Tom Rapp canta e toca gaita (é a única música com voz humana em uma
música da Editora Ogmios) em
gravação feita em Port Charlotte, Estado
da Flórida-USA, sendo que, posteriormente, eu acrescentei o piano, gravado
em Santarém, Estado do Pará-Brasil, na versão final (Lily – Overture) lançada no Livro-Música “Winona e as Cadeiras de Rodas” em 2005.
Devo dizer que eu jamais tive uma
educação musical formal. Aprendi a
tocar violão (o velho amigo Del
Vecchio, que está comigo desde 1981, e já se encontra aposentado, o
qual eu fazia soar como um baixo, um órgão, etc.) sozinho ou com a ajuda dos
amigos. Já os demais instrumentos, eu invento. Curiosamente, sempre tive uma
certa facilidade para tocar piano, embora tenha tocado este instrumento poucas
vezes na vida (sei até tirar ‘Sonata ao
Luar” de Beethoven de ouvido, sem ler a partitura, coisa que não sei fazer,
não sei ler partituras de músicas). Também tirei de ouvido (sem partitura)
parte do Concerto em Ré, de Antônio Vivaldi. Mas, obviamente, sinto
falta de uma educação musical mais formal.
g) DO DVD “STARS OPEN AMONG THE LILIES – I AM TOO PURE
FOR YOU OR ANYONE” (SANTARÉM-2005/2007).
Entre
2005 e 2007, eu fiz um documentário que se materializou no DVD “Stars Open
Among the Lilies – I am too pure for you or anyone” (o título do DVD foi tirado
de dois poemas de Sylvia Plath, poetisa norte-americana que se suicidou em
1963). Na verdade, o filme mostra Marco Rosário tocando versões “ao vivo” de
suas músicas. O destaque é a música “The Zodiac”, que foi composta, gravada e
filmada durante as filmagens do documentário. Este foi o único filme que dirigi
na minha vida.
h)
DO NÃO-COMERCIALISMO DOS TRABALHOS DA EDITORA OGMIOS
(SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA.
Os
trabalhos da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada (livros de poesia e pintura,
Livros-Música, e DVD) foram criados e produzidos por mim entre 1984 e 2008, e nenhum deles foi vendido até hoje.
Os trabalhos da Editora Ogmios não
são vendidos em livrarias e lojas. Todos
os trabalhos que estão nas mãos de outras pessoas e de instituições foram dados
por mim a elas de forma gratuita. A Editora Ogmios segue o lema “ARTE NÃO SE VENDE”, um
pensamento que tem influência do Cristianismo
original e primitivo, do Movimento
Hippie, do Movimento Punk e até
mesmo de tribos indígenas da América do
Norte. Assim, a Editora Ogmios
jamais vendeu um único trabalho. Ao todo, contando os trabalhos que estão
comigo, deve haver uns 40 Livros e
Livros-Músicas espalhados pelo mundo.
i)
DA DIVULGAÇÃO.
Na
década de 1980, a divulgação dos trabalhos da Editora Ogmios foi quase nula. As
musicas (fitas cassetes) chegaram a tocar em bares e festas de amigos, o mesmo
acontecendo com as poesias, que chegaram a ser lidas nos mesmos recintos com um
certo sucesso, devo dizer. Duas poesias
chegaram a ser publicadas em dois jornais de Belém, Estado do Pará-Brasil, em
1986 e 1988.
Em 2004, três músicas
da Editora Ogmios chegaram a tocar em uma rádio francesa, em Montpellier, na França, obtendo uma considerável
atenção dos ouvintes (queriam até que eu fosse para lá, mas o problema é que eu
não sei falar francês).
Porém,
somente com a criação e o lançamento do
website www.seaculumobscurum.com,
em junho de 2005, é que os trabalhos da Editora Ogmios se
tornaram públicos internacionalmente e foram vistos no mundo todo. Mas,
a verdade é que não publicamos todos os trabalhos no website, mas parte deles:
muitas músicas e alguns poemas jamais foram publicados no citado website. No começo do lançamento do website, em 2005, os dois países que mais o acessaram foram o Brasil e os Estados Unidos
da América (USA). A partir de 2008 a
situação se inverteu: o website
www.seaculumobsucurum.com passou a ser acessado mais nos Estados Unidos da
América e o Brasil passou para segundo lugar. O terceiro país que mais teve acesso, com expressivo número de cidades
acessando o website, foi a Alemanha. Devo
dizer que, até 2016, não houve qualquer forma de divulgação do
website: jamais houve qualquer forma
de propaganda do mesmo. Somente a partir de 2016 é que este website (e o
website www.seaculumobscurum.net, criado e lançado em 2011 na Internet, idêntico ao
outro) passou a ter divulgação através de outras mídias, como Facebook,
YouTube, blog, Instagram, Twitter, LinkedIn, etc.
Voltando
a 2005, a cidade que mais acessou o website www.seaculumobscurum.com
no mundo (de 2005 até 2014) foi Los
Angeles (L. A. Califórnia-USA),
sendo que a segunda foi São Paulo-SP/Brasil (nunca agradeci
a estas duas cidades pela gentileza, mas o faço agora). No
Brasil, além de São Paulo, as cidades que mais acessaram este website foram
Rio de janeiro, Brasília e Porto Alegre.
Nos Estados Unidos da América, as
cidades que mais acessaram (das grandes cidades americanas) foram Seattle, San Francisco, Dallas e Washington-D.C., sendo que, como consta
nos registros de acesso do website, a costa oeste americana parece ter gostado
mais da Seaculum Obscurum, principalmente a Califórnia (Los Angeles, San Francisco,
San Diego, Santa Bárbara, Santo Mônica,
San Jose, etc.). Na verdade, várias
cidades americanas acessaram o referido website de 2005 a 2014 (eu tenho todos os registros de acesso do
referido website e posso mostrar a quem se interessar em vê-los).
Ainda
em 2005, como forma de divulgar os trabalhos da Editora Ogmios, enviamos alguns
Livros-Música (“Winona e as Cadeiras de Rodas” e “New York/Paris”) para algumas instituições (Presidente George W. Bush/Casa Branca/Washington/USA; Presidente Luís Inácio Lula da
Silva/Palácio do Planalto/Brasília/Brasil; Prefeito Michael Bloomberg/Prefeitura de Nova Iorque/NY/USA; Embaixadas Americana e
Francesa/Brasília/Brasil; Ministro
Gilberto Gil/Ministério da Cultura/Brasília/Brasil). Também enviamos na
mesma época os mesmos Livros-Música para alguns artistas e amigos, sendo que
destacamos o compositor/músico Tom
Rapp (Melbournne, Estado da Flórida-USA) e a cantora Meredith Monk (Nova Iorque,
Estado de Nova Iorque-USA). Em 2001, enviamos o Livro “Invocações” para a poetisa/cantora americana Patti Smith (Patti Smith
é aquela cantora americana que cantou na premiação do Prêmio Nobel de Literatura 2016, concedido a Bob Dylan, o qual não compareceu à entrega do prêmio para
recebê-lo). Meredith Monk é uma
grande e extraordinária compositora/cantora/bailarina/coreógrafa americana. Em
2015, ela recebeu uma honrosa homenagem
das mãos do Presidente Barak Obama (ela
me enviou fotos do evento através de e-mail).
Devo
dizer que recebi centenas de e-mails
por causa do website seaculumobscurum.com, a maioria em inglês e vinda dos
Estados Unidos da América, sendo que a maioria eu nem cheguei a abrir devido a
grande quantidade. Estes e-mails eram de pessoas elogiando, fazendo convites
estranhos, querendo vender coisas, ou querendo os Livros e Livros-Música da
Editora Ogmios (o que era impossível de
atender, já que os trabalhos da Editora Ogmios são feitos de forma artesanal e
não em escala industrial).
j)
DAS APRESENTAÇÕES AO VIVO.
A Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora
Arte Degenerada só tocou três
vezes ao vivo. A primeira
foi em Santarém, no 1º Semestre/2007, na UFPA/Campus Santarém (tocamos somente
uma música: “The Zodiac”), e as outras
duas em Marabá, nos dias 21 de
agosto e 28 de outubro de 2015, na UNIFESSPA.
A Editora Ogmios não foi feita para
tocar ao vivo, pois, para que pudéssemos fazer uma apresentação decente,
seria necessário contratar pessoas para recitar os poemas em português, inglês
e francês, teríamos que ter uma banda de apoio muito boa, e também teríamos que
ter todo um aparato visual que custaria uma fortuna. Mas, as três apresentações
foram válidas, pois nos possibilitou fazer certas experiências que só se
consegue ao vivo. O som, evidentemente, sempre fica mais pesado. Gostei das três experiências, mas penso que foram as últimas.
k)
DO POEMA “LÍRIO”/1985 (“LILY”, NA VERSÃO EM INGLÊS DE
2002).
O
fato de o músico e compositor americano Tom
Rapp ter feito uma música para o poema “Lírio” (do Livro “As Flores”,
de 1985) em 2002, acabou sendo a
maior homenagem já recebida pela Editora Ogmios. Abaixo, vamos mostrar
a evolução do citado poema.
Eu primeiro escrevi o poema em português, em uma madrugada de 1985:
Jardim,
eu
ilumino
Com
meu
brilho
O teu
lamento
Eu me
chamo
Lírio,
lírio,
lírio,
lírio.
Depois,
mudei cada palavra para um idioma diferente, e ficou assim, na versão oficial e original, de 1985, no Livro “As Flores”:
JARDIN
ICH
ILLUSTRO
AVEC
MY
SCINTILLO
O DEIN
LAMENT
JE MI LLAMO
LÍRIO
LÍRIO
LÍRIO
LÍRIO
A versão em inglês (2002), que Tom Rapp musicou
e cantou, foi traduzida em um
computador (tradutor virtual) da
versão em português e ficou assim:
Garden,
I
light up
With
My
Shine
Your
lament.
My
Name
Is
Lily,
Lily,
Lily,
Lily.
Mais
uma vez, agradecemos a Tom Rapp pela imensa gentileza.
l)
DAS APRESENTAÇÕES NA UNIFESSPA/MARABÁ-PA EM 2015.
PRIMEIRA APRESENÇÃO NO EVENTO “NAMORADA DAS
ARTES”/PROEX-UNIFESSPA – 21 DE AGOSTO DE 2015.
De
início, para comemorar os 30 anos da
EDITORA OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA
ARTE DEGENERADA (1984/2014),
fizemos duas Exposições/Apresentações no
Campus I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA, nos dias 21 de agosto e 28 de outubro de 2015, no evento cultural denominado de “Namorada das Artes”, idealizado e
promovido pelo Professor Evandro
Medeiros, da Pró-Reitoria de
Extensão-PROEX, da UNIFESSPA.
Assim, agradecemos aos convites do
Professor Evandro Medeiros. Na verdade, nem pensávamos em fazer tais
eventos. Mas, na manhã do dia 21 de agosto de 2015 eu vi um vídeo dos Beatles na Internet tocando a música “If I Needed Someone” (composição de George Harrison, do álbum Rubber Soul, de dezembro de 1965) no Candlestick Park (San Francisco, Califórnia,
USA), no que foi a última apresentação ao vivo dos Beatles (29 de agosto de 1966). O vídeo era
constituído de fotos e filmes do show, indo da chegada à saída dos Beatles do
local da apresentação. Eu nunca tinha ouvido “If I Needed Someone” ao vivo, e
achei aquilo tão fantástico que resolvi tocar no evento do Prof. Evandro.
Imediatamente, comprei cordas para a guitarra e o violão, e fiz um breve
ensaio... e tudo foi feito de improviso, como é a tradição na Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte
Degenerada. Tudo Arte Degenerada.
Na
primeira Exposição/Apresentação,
realizada em 21 de agosto de 2015,
apresentamos somente quatro músicas:
- “The
Zodiac” (do Livro-Música “Great
Party, Isn’t it?”, janeiro/2008, música composta em 2007 – último trabalho
da Editora Ogmios);
- “Abertura
- O Princípio (Uma Dança
Cerimonial - Parte I)” (do Livro-Música “Iluminuras - As Iluminações que Rimbaud não Iluminou no Jardim das
Bonecas Manchadas de Sangue”, de outubro/1986);
- “Concerto
para os Pássaros” (música composta em 1983, e gravada em 1993 para o
Livro-Música “O
Último Círculo de Pedras” – coletânea, com
os melhores projetos musicais feitos por mim entre 1981 e 1988);
- “Rock and Roll/ Ela Brilha como Mil Sóis - Partes I e II” (do
Livro-Música “Winona e as Cadeiras de
Rodas”, de setembro/2002 – julho/2005).
Todas estas músicas são de minha autoria.
Nesta
primeira apresentação realizada na UNIFESSPA, pela primeira vez na história da Editora Ogmios tive a colaboração de dois músicos extras
(ou seja, não houve ensaio prévio, foi tudo feito no momento da apresentação): o violonista/guitarrista Conrado Reche
Graff e o baterista Felipe Ramos. Na verdade, eu sempre uso a bateria
do pedal de guitarra, mas naquele dia deixei o baterista Felipe Ramos tocar na
Editora Ogmios.
SEGUNDA APRESENÇÃO/EXPOSIÇÃO NO EVENTO “NAMORADA DAS
ARTES”/PROEX-UNIFESSPA – 28 DE OUTUBRO DE 2015.
A segunda Exposição/Apresentação comemorativa
dos 30 anos, também realizada no
Campus I da UNIFESSPA, em 28 de
outubro de 2015, foi muito mais
elaborada.
Além
das músicas, fizemos exposição de textos, fotos, pinturas e poemas da Editora
Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada através de banners.
O banner principal tinha uma
fotografia de soldados americanos da 1ª
Guerra Mundial, e foi a imagem símbolo
dos 30 anos da Editora Ogmios (Seaculum
Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada
(1984/2014) e da apresentação/exposição,
imagem esta que também foi inserida na camisa
comemorativa dos 30 anos da SEACULUM OBSCURUM, também lançada no evento naquele dia (trata-se de uma homenagem aos mortos da 1ª Guerra Mundial – 1914/1918,
já que em 2014 fez 100 anos da 1ª
Guerra). Outro banner continha os textos com um resumo da história da
Editora Ogmios e fotos minhas com meu violão
Del Vecchio (que está comigo desde 1981 e no qual fiz quase todas as
minhas músicas) e com a guitarra
Gibson Les Paul (que comprei em 2005, em Santarém, e na qual compus a
música “The Zodiac” e outras mais) e outros instrumentos musicais com que fiz e
gravei minhas músicas (o violão Del
Vecchio, o teclado Yamaha, o violino, gaitas, flautas, prato, etc.). Havia também uma pintura
feita em 2001, da série “Vermelho”.
Os
outros banners continham outras pinturas da série “Vermelho”, da série “Fadas” (que são pinturas/colagens, com desenhos tirados de
revistas, também de 2002), a capa do livro “As Flores”, de 1985, pinturas feitas para o Livro-Música “Winona e as Cadeiras de Rodas” de 2005
(com fotos dos índios americanos Cavalo
Doido e Touro Sentado), e uma
página com desenho do Livro-Música “O
Tecelão de Paisagens” de 1986. Havia também um banner exclusivo que
continha o poema original “Lírio” e
a pintura referente ao mesmo poema, tudo feito em 1985.
Com
relação à música, foram tocadas as seguintes peças:
- “The
Zodiac” (2007);
- “Abertura
- O Princípio (Uma Dança Cerimonial - Parte I)” (1983/1986);
- “Concerto
para os Pássaros” (1983);
- “Lisa
Tocando seu Violino em Meu Deserto” (do Livro-Música “Guirlanda de
Flores Sangrentas”, de fevereiro/1987,
erroneamente anunciada por mim como “Prelúdio - Monna em Seu Leito de Morte”,
que é outra música do mesmo Livro-Música);
- “Snoopy a Vida é um Circo” (música composta em 1986 e inserida em 1993 no Livro-Música “O Último Círculo de Pedras” – coletânea, 1981/1988);
- “Concerto em Dó Maior” (música composta em 1981, e gravada em 1993 para o Livro-Música “O Último Círculo
de Pedras” – coletânea, 1981/1988 – essa foi a primeira peça musical composta
por mim em minha vida).
Para encerrar a apresentação musical, toquei duas músicas que não
são de minha autoria:
- “Blackbird” (John Lennon/Paul McCartney, The
Beatles, “White Album/Álbum Branco”,
1968);
- “Stairway
to Heaven” (Jimi Page/Robert
Plant, Led Zeppelin, Led Zeppelin IV, 1971).
Exceto “The
Zodiac”, que foi tocada com guitarra,
todas as outras músicas foram tocadas
com violão no evento (novos violão e guitarra, já que o velho Del
Vecchio/violão e a velha Gibson Les Paul/guitarra já estão aposentados em lugar
de destaque em minha residência). Também
exceto “The Zodiac” (2007), todas as outras músicas são da década 1980
do século passado.
Portanto, foi uma
apresentação mais acústica do que a apresentação do dia 21 de agosto, que
foi feita inteiramente com a guitarra. Mais
uma vez tive a presença do baterista Felipe Ramos, juntamente com a guitarrista Savannah Lemos (mais uma vez, tudo foi feito de improviso, sem ensaio prévio). Foi a primeira vez na história que uma mulher tocou
na Editora Ogmios (Seaculum
Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada.
Assim, fizemos uma verdadeira
exposição “Arte Degenerada” no dia 28 de outubro de 2015.
m) Trabalhos e
atividades da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada
entre 1984 e 2016:
-
“Poemas” - (Livro - poesia/
pinturas/ desenhos) – 1984 (Belém-PA).
- “Um
Conto Sobre a Vida de São Francisco de Assis” - (Livro - conto/pintura -
obra desaparecida) – 1985 (Belém-PA).
- “Uns
Dias na Infância” - (Livro - conto infantil/desenhos) – 1985 (Belém-PA).
- “As
Flores” - (Livro - poesia/pintura) – 1985 (Belém-PA).
- “As
Cores” - (Livro - poesia/pintura) – 1985 (Belém-PA).
-
“O Tecelão de Paisagens” –
Livro-Música - (poesia/música/pintura) – março/1986 (Belém-PA).
- “Sete
Pérolas para Hollandri” - (Livro - poesia) – junho/1986 (Belém-PA).
- “Surrealística
I” - (Livro - pintura – Obra desaparecida) – 1986 (Belém-PA).
- “Iluminuras
- As Iluminações que Rimbaud não Iluminou no Jardim das Bonecas Manchadas de
Sangue” – Livro-Música - (poesia/música/pintura) – outubro/1986 (Belém-PA).
- “Guirlanda
de Flores Sangrentas” – Livro-Música - (poesia/música/pintura) –
fevereiro/1987 (Belém-PA).
- “Surrealística
II” - (Livro - pintura – obra desaparecida) – 1987 (Belém-PA).
- “América
Latrina & o Gigolô Americano” – (Livro - Poesia) – 1988 (Belém-PA).
- “Invocações”
- (Livro - Poesia) – 1991 (Belém-PA).
- “O
Último Círculo de Pedras” – Livro-Música - (poesia/música/pintura) –
(coletânea, incluindo os melhores projetos musicais feitos entre 1981 e 1988) –
1993/1996 (estão inseridas algumas músicas feitas em 2002 e 2005) (Belém-PA).
- “Amálgama
– Uma Coleção de Obscenidades” - (Livro - Poesia) – 1981-1993. Coletânea
com vários poemas (Belém-PA).
- “Surrealística
III” – (Livro - Pintura) – setembro/2002 (Belém-PA).
- “Surrealística
IV” – (Livro - Pintura) – setembro/2002 (Belém-PA).
- “Fadas” e “Vermelho” – (pinturas/colagens e pinturas – séries) – setembro/2002
(Belém-PA).
- “Canções para Marina” – Livro-Música -
(poesia/música/pintura) – setembro/2003 (Santarém-PA).
- “Winona e as Cadeiras de Rodas” –
Compacto – Livro-Música (poesia/música) – outubro/2003 (Santarém-PA).
- “Winona
e as Cadeiras de rodas” – álbum – Livro-Música - (poesia/música/pintura) –
setembro/2002 – julho/2005(Santarém-PA).
-
“New York–Paris” – Livro-Música
(poesia/música/pintura) – junho/2004 - abril/2005 (Santarém-PA).
- Lançamento
do website www.seaculumobscurum.com,
em junho de 2005 (Santarém-PA).
- “Stars Open
Among the Lilies – I am too pure for you or anyone” (DVD) – 2005/2007 (Santarém-PA).
- 1ª Apresentação, ao vivo, na UFPA/Campus Santarém, no 1º
Semestre/2007, em evento cultural, onde executou a música “The Zodiac”, do
Livro-Música “Great Party, isn’t it?” (Santarém-PA).
- “Great
Party, isn’t it?” - Livro-Música (poesia/música/pintura) – 2007/2008
(Santarém-PA).
- Lançamento
do website www.seaculumobscurum.net,
em dezembro de 2011 (Marabá-PA).
- 2ª
Apresentação, ao vivo (somente
execução de músicas), no evento cultural (Projeto de Extensão) “Namorada das Artes”, no Campus I da
UNIFESSPA, no dia 21 de agosto de 2015,
em comemoração dos 30 anos da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte
Degenerada (1984/2014) - (Marabá-PA).
- 3ª
Apresentação/Exposição, ao vivo (com
apresentação de músicas, pinturas, poemas, fotografias e textos, através de
banners), no evento cultural (Projeto de Extensão) “Namorada das Artes”, no Campus I da UNIFESSPA, no dia 28 de outubro de 2015, em comemoração
dos 30 anos da Editora Ogmios (Seaculum Obscurum)/Gravadora Arte Degenerada
(1984/2014) - (Marabá-PA).
- Lançamento
da página “Ogmios/Seaculum
Obscurum-Facebook” no Facebook (www.facebook.com), em março de 2016, com
exposição do vídeo com a execução da música “The Zodiac” (2007), no dia 28 de
outubro de 2015, no evento cultural “Namorada das Artes” (Marabá-PA).
- Lançamento
da página “Ogmios/Seaculum Obscurum blogspot.com.br” em abril de 2016
(Marabá-PA).
- Lançamento
da página “Ogmios/Seaculu Obscurum” no YouTube, com os vídeos/músicas “Lily
(Lírio)/1985/2002”, “New York/2005”, “Paris/2005”, e “The Zodiac/2007”
(apresentação ao vivo na UNIFESSPA/2015 - Projeto “Namorada das Artes”),
“Hiroshima/2005”, “Concerto para os Pássaros/1996”, “Prelúdio/1987”, “Lisa
Tocando Seu Violino Em Meu Deserto/1987”, e outras músicas (Marabá-PA).
- Lançamento
da página “Ogmios Seaculum” no Twitter, em novembro de 2016 (Marabá-PA).
- Lançamento
da página “Ogmios – Seaculum Obscurum” no Instagram, em novembro de 2016
(Marabá-PA).
- Lançamento
da página “Ogmios – Seaculum” no LinkedIn, em novembro de 2016 (Marabá-PA).
- Lançamento
da página “Ogmios Seaculum Obscurum” na Wikipédia, em dezembro de 2016
(Marabá-PA).
- Músicas
Para os Contos Faldum, Augusto e Hannes, de Hermann Hesse – Livro-Música
(lançamento para 2017 – Marabá-PA).
- “Os
Últimos Pensamentos, Sonhos e Pesadelos da Bruxa do Oeste” - Livro-Música
(poesia/música/pintura) – (lançamento para 2017 – Marabá-PA).
Vamos
encerra este texto comemorativo com os nomes de algumas cidades (e os países
onde estão localizadas – em inglês) que acessaram o website www.seaculumobscurum.com de 2005 a
2014, conforme o registro de acesso do referido website (hospedado, no período
mencionado, pela prestigiosa Hostgold, com sede em Londres, Inglaterra).
EDITORA OGMIOS (SEACULUM
OBSCURUM/GRAVADORA ARTE DEGENERADA – 1984/2014 – 30 ANOS:
Marco Alexandre Rosário (1966- ):
poesia, música, pintura, instrumentos musicais.
Ana Preta (1978-1988): iluminações.
Preto (1983-1989): iluminações.
Olga Rosário (1909-1998): iluminações.
Aos
amigos: Tom Rapp, Douglas Dias, Heitor Meneses, Jofre
Freitas, Cláudio Coimbra, Rui Novaes.
Marabá
(PA), 22 de dezembro de 2016.
Marco Alexandre da Costa Rosário
Editora Ogmios
(Seaculum Obscurum)
Gravadora Arte Degenerada
“Tudo o que é esquecido
permanece em sonhos obscuros
do passado...
ameaçando sempre retornar.”
(Velvet Goldmine – esta
citação deste filme encontra-se em todos os trabalhos da Editora Ogmios desde
2001)
ACESSOS AO WEBSITE www.seaculumobscurum.com
(2005/2014):
BREMEN (Germany – Cidade sagrada da Editora Ogmios)
LOS ANGELES (L.A.-California/USA-homenagem
2008, cidade que mais acessou nos USA e no mundo)
SÃO PAULO (Brazil/cidade que mais acessou
no Brasil)
Belém (Brazil/cidade origem) New York (USA/homenagem/1986)
Paris (France/homenagem/1989)
Port Charlotte (USA/homenagem/2002) Santarém
(Brazil/homenagem/2005)
Marabá (Brazil/homenagem/2015) São Paulo (Brazil/cidade que mais
acessou no Brasil)
Rio de Janeiro
(Brazil/agradecimentos) Brasília-DF
(Brazil/agradecimentos) Arlington
(USA)
Lakewood (USA) Cambridge (USA) Melbournne (USA) Salt Lake City (USA)
Porto Alegre (Brazil) Reton (USA) Guadalajara (Mexico) Tlaquepaque
(Mexico)
São Caetano do Sul (Brazil) Rixheim (France) Hortolândia (Brazil) Manaus (Brazil)
London (England/Great Britain) Santo
André (Brazil) San Antonio (USA)
Buenos Aires (Argentina) Madrid (Spain) Coimbra (Portugal) Mönchengladbach
(Germany)
Bucheon (South Corea) Elmshorn
(Germany) Seattle (USA) Portsmouth (USA)
Lisboa (Portugal) Rolla (USA) Santos
(Brazil) Campinas (Brazil) Montreal (Canada)
San Jose (USA) Toronto (Canada)
Warsaw (Poland) Verdun (France) Tadworth (Great Britain)
Fremont (USA) South Sioux City
(USA) Bellevue (USA) Orange (France) Belo Horizonte (Brazil)
Vienna (Austria) Yogyakarta
(Indonesia) Governador Valadares
(Brazil) Helsinki (Finland)
Curitiba (Brazil) Tallinn
(Estonia) Pierrefonds (Canada) Miami (USA) Dallas (USA)
Dreieich (Germany) Leipzig
(Germany) Carnaxide
(Portugal)
Central District (Hong Kong) Houston
(USA) Nonthaburi (Thailand) Whitmore lake (USA)
Rome (Italy) Toarp
(Sweden) Maisons-Alfort (France) Milano (Italy) Sterling* (USA)
Ronneby (Sweden) Annandale
(USA) Isle Of Wight (USA) Zapopan (Mexico)
Rijeka (Croatia) Waiblingen
(Germany) Cary (USA) Santa Monica (USA)
Columbus (USA) Scottsdale
(USA) Fort Worth (USA) Cagliari (Itally)
Roubaix (France) Beijing/Pequim
(China) San Francisco*
(Frisco/Califórnia-USA)
Washington-D.C.* (USA/homenagem 2005) Dublin
(Ireland) Saint Louis
(USA)
Suncook (USA) Bochum (Germany) Oulu (Finland) Tallahassee (USA)
Arapiraca (Brazil) Aracaju
(Brazil) Den Haag
(Netherlands) Tomar (Portugal)
Leatherhead (Great Britain) Oklahoma
City (USA) Kufstein (Austria)
Zagreb (Croatia) Londrina
(Brazil) Prague (Czech
Republic) Gaillard (France)
Cheb (Czech Republic) Vilnius
(Lithuania) Amersfoort
(Netherlands) Mountain View (USA)
Manzanita (USA) Horwich
(Great Britain) Amsterdam
(Netherlands)
Caracas (Venezuela) Fairfield (USA) Lublin (Poland) Serra (Brazil)
Kuala Lumpur (Malaysia) Chatswood (Australia) Kansas City (USA)
Núcleo Bandeirantes (Brazil) Recife (Brazil) Cocal (Brazil) Uberlândia (Brazil)
Cotia (Brazil) Osasco (Brazil) Rio Branco (Brazil) Macaé
(Brazil)
Campina Grande (Brazil) Florianópolis (Brazil) Flushing (USA) Fartura (Brazil)
Amendoeira (Portugal) Lorena (Brazil) Porto (Portugal) Ribeirão
Preto (Brazil)
Fortaleza (Brazil) Bethesda (USA) Cabo (Portugal) Santiago (Chile) League
City (USA)
Bangkok (Thailand) Natal (Brazil) Southington (USA) São Luís (Brazil)
Tarzana (USA) Salvador (Brazil) Silver Spring (USA) Conceição
do Coité (Brazil)
Quito (Equador) Iranduba (Brazil) Mazatlán (Mexico) Oliveira (Brazil)
Federal (Argentina) Lawnside (USA) Barra Mansa (Brazil) Simões (Brazil)
Uberaba (Brazil) Sobral (Brazil) Caçador (Brazil) Balsas (Brazil)
Shanghai (China) Pine River (USA) Racine (USA) Hebei (China)
Volta Redonda (Brazil) Americana (Brazil) Mechelen (Belgium) Kharkiv (Ukraine)
Passo Fundo (Brazil) Cerquilho (Brazil) Iguaçu (Brazil) Alvaro (Portugal)
Passos (Brazil) Hunan (China) Bucharest (Romania) Bogotá
(Colombia) Nairobi (Kenya)
Cava De Tirreni (Italy) Ilhéus (Brazil) Sofia (Bulgaria) Littleton
(USA) Budapest (Hungary)
Ananindeua (Brazil) La Mancha (Spain) Billancourt (France) Potimão (Portugal)
Cypress (USA) Calgary (Canada) Monterrey (Mexico) Teresina
(Brazil)
Caxias (Brazil) Richmond Hill (Canada) Meriden (USA) Divinópolis (Brazil) Vitória
(Brazil)
Braga (Portugal) Johannesburg (South Africa) Elói Mendes (Brazil) Garfield (USA)
Cupertino (USA) Nova Iguaçu (Brazil) Regina (Canada) Maywood (USA)
Brooklyn (USA) Austin (USA) Lachine
(Canada) Setúbal (Portugal)
Launoy (France)
Macapá (Brazil) Munro (Argentina) Atlantic City (USA) Joao
Pessoa (Brazil)
Salto (Brazil) Nice (France) Barueri (Brazil) Luanda
(Angola) Wayne (USA)
Fort Lauderdale (USA) Gualala
(USA) Stamford (USA) Hartley (Great Britain) Canindé (Brazil)
Great River (USA) Eggenstein-Leopoldshafen
(Germany) Grand Prairie (USA)
San Salvador (El Salvador) Xiamen (China) Zürich (Switzerland) Criciúma (Brazil)
Foz do Iguaçu (Brazil) São Lourenço (Brazil) Paitilla (Panama) Juiz de Fora (Brazil)
Cândido Mota (Brazil) Fort Walton Beach (USA) Bellevue (USA)
Montpellier (France -
homenagem/2004) Tucuruí (Brazil) Goiânia (Brazil) Chicago (USA)
Varna (Bulgaria) Buffalo Grove (USA) Ipswich (Great Britain) Impruneta (Italy)
Teddington
(great Britain) Verneuil
(France) Medellín
(Colombia) Kassel (Germany)
Humaitá (Brazil) Quezon (Philippines) Pirapora (Brazil) Indianapolis
(USA)
Mexicali (Mexico) Maputo (Mozambique) San
Nicolás (Mexico) Sacramento
(USA)
East
Lansing (USA) Moscow (Russian
Federation) Dniepropetrovsk
(Ukraine)
Ochakovo
(Russian Federation) Kiev
(Ukraine) Ensenada (Mexico) Oceanside (USA)
Spartanburg
(USA) Chihuahua (Mexico) Erfurt (Germany) Clifton Park (USA)
Fredericksburg
(USA) Denver (USA) Penza (Russian Federation) Minsk (Belarus)
Trondheim
(Norway) Richmond (USA) Oslo (Norway) Heemstede (Netherlands)
Grenoble
(France) Sint-Niklaas
(Belgium) Kirkland (USA) Arlington (USA)
Gagarina
(Russian Federation) Shawville
(Canada) Olsztyn (Poland)
Nova Friburgo (Brazil) Niterói (Brazil) Stuttgart (Germany) Boa
Vista (Brazil)
Eindhoven (Netherlands) San Angelo (USA) Herndon (USA) Tupandi
(USA)
Fort
Myers (USA) Riga (Latvia) Walsenburg (USA) Seoul (South Korea)
Murray
(USA) Phoenix (USA) Kiel (Germany) Hallstadt (Germany) Helsinki
(Finland)
Singapore
(Singapore) Rheinberg (Germany) Glattbrugg (Switzerland) Cologne (Germany)
Orlando (USA) Norcross (USA) Feira
(Portugal) Espoo (Findland) Bakersfield (USA)
Rugby
(Great Britain) Bilbao (Spain) Lille (France) Warszawa (Poland)
Haaksbergen
(Netherlands) Calgary
(Canada) Muenster (Germany)
Shrewsbury
(USA) Kobenhavn (Denmark)
Pikeville
(USA) Szeged (Hungary) San Giuliano Terme (Italy)
Frankfurt
Am Main (Germany) Midway (USA) Durham (USA) Codogno (Italy)
Lansing (USA) Cuiabá (Brazil) Taipei
(Taiwan) Araras (Brazil) Bratislava (Slovak Republic)
Park
Ridge (USA) Dresden
(Germany) Oberhausen (Germany) Ningbo (China)
Steinkjer
(Norway) Thorndale (USA) Fort Lee (USA) Mesquite (USA)
Gunzenhausen
(Germany) Amen (France) Scranton (USA) Cleveland (USA)
Nijmegen
(Netherlands) Wroclaw (Poland) Bournemouth (Great Britain) Cianorte (Brazil)
Chapecó (Brazil) New Delhi (India) Morton
(USA) Teixeira (Brazil)
Parkes
(Australia) Tokyo (Japan) San Mateo (USA) Sydney (Australia)
Cartersville (USA) Vancouver (Canada) Englewood (USA) Quincy (USA)
Angelus Oaks (USA) Marituba (Brazil) Nassau (Bahamas) Ann Arbor (USA)
Scranton
(USA) Abingdon (Great Britain) Derio (Spain) Clearwater (USA) Moita
(Portugal)
Türk
(Turkey) Karachi (Pakistan) Fullerton (USA) Sunnyvale (USA)
San
Diego (USA) Karlsruhe
(Germany) Halifax (Canada) Portland (USA)
Durham (USA) Santa Cruz do Sul (Brazil) Managua
(Nicaragua) Cape Town (South
Africa)
Monmouth
Junction (USA) Stains
(France) View (USA) Yerevan (Armenia)
Hicksville
(USA) Solothurn
(Switzerland) Torino (Italy) Joinville (Brazil)
Amiens
(France) Cambridge
(Great Britain) Tampa (USA)
Waverly (USA)
Redwood City (USA) Netanya (Israel) Faro (Portugal) Berkeley (USA)
Dortmund
(Germany) Keelung (Taiwan) Warwick (USA) Puéchabon (France)
Germantown (USA) Sapiranga (Brazil) Farroupilha
(Brazil) Andradina (Brazil)
Kista
(Sweden) Blumenau (Brazil) Palo Alto (USA) Worcester (Great Britain)
Dossenheim
(Germany) Huntsville (USA) Utrecht (Netherlands) Nürnberg (Germany)
Tumba
(Sweden) El Segundo (USA)
Stockholm (Sweden) Berlin (Germany)
Mississauga (Canada) Aarthus (Denmark) Caxias do Sul (Brazil) Pelotas (Brazil)
Scarborough
(Canada) Pully (Switzerland) Saint Petersburg (Russian
Federation)
Brighton
(Great Britain) Bangalore (India) Gersthofen (Germany) Zaragoza (Spain)
Sebastopol
(USA) Rohnert Park (USA) Oxford (Great Britain) Oak Brook (USA)
Brick
(USA) Swansea (Great Britain) Hiroshima (Japan) Nagasaki (Japan)
Maringá (Brazil) Lagos
(Nigéria) Kenora
(Canada)
Podolsk (Russiam Federation) Brussels
(Belgium) Scranton (USA) Flower Mound (USA)
Chula Vista (USA) Munich (Germany) Qiryat Ono (Israel) Bombay (India)
Strand
(Sweden) Golden (USA) Revere (USA) Concord (USA) Spring (USA)
Magdeburg
(Germany) Bedford (Great Britain) Steele (Germany) Warendorf (Germany)
Ismaning
(Germany) Bennekom (Netherlands) Mobile (USA) São Carlos (Brazil)
Kfar
Saba (Israel) Friedersdorf
(Germany) Fall River (USA) Dayton (USA)
Sevilha
(Spain) Encino (USA) Chicopee (USA) Hanover (Germany) Brno
(Czech Republic)
Snellville
(USA) Fellbach (Germany) Lincoln Park (USA) Clifton Park (USA)
Istanbul
(Turkey) Jindrichuv Hradec
(Czech Republic) Bratislava
(Slovak Republic)
Ruppichteroth
(Germany) Siegen
(Germany) Rochester (USA) Gloucester
(Great Britain)
Ajaccio
(France) Norfolk (USA) Oldenburg (Germany) Latina (Italy)
Hamburg
(Germany) Agiá
(Greece) Liberec (Czech Republic) Gatwick (Great Britain)
Lisle (USA) Duisburg (Germany) Ferro
(Portugal) Trapani
(Portugal)
Storrs
Mansfield (USA) Soci (Italy) Wendlingen (Germany) Settimo (Italy)
Gomaringen
(Germany) Alblasserdam (Netherlands) Markkleeberg (Germany)
Göppingen
(Germany) Neumarkt (Austria) La Habra (USA) Ortisei (Italy)
New
Albany (USA) Burlington (USA)
York (Great Britain) Canela (Brazil)
Linz
(Austria) Zoetermeer (Netherlands) Birigui (Brazil) Paramus (USA)
Porto
Seguro (Brazil) Merzig (Germany)
Glasgow (Great Britain)
Alfenas (Brazil) Jeddah (Saudi Arabia) Regensburg (Germany) Turku
(Finland)
Morgantown (USA) Trumbull (USA) Marina
Del Rey (USA) Chemnitz (Germany)
Tacoma (USA) Curtea De Arges (Romania) Mc
Lean (USA) Hanoi
(Vietnam)
Alcudia
(Spain) Edinburgh
(Great Britain) Dreieich
(Germany)
Rosario (Argentina) Brusque (Brazil) Oriolo Romano (Italy) Ripe (Great Britain)
Vallentuna (Sweden) Seocho (South Korea) Lenora (USA) Tbilisi (Georgia)
La Paz (Bolivia) Rustavi (Georgia) Lima
(Peru) Petrolina (Brazil)
Melbourne
(Australia) Reykjavík (Iceland) Spokane (USA) Philadelphia (USA)
Malakoff (France) Betim (Brazil) Gdansk
(Poland) São José dos
Campos (USA)
Irvine
(USA) Thessaloníki (Greece) Valdivia (Chile) La Jolla (USA) Dhaka (Bangladesh)
Cherry
Hill (USA) Trier (Germany) Kraków (Poland) Pontiac (USA)
Marly-le-Roi (France) Santa Clara (USA) Santa Barbara (USA) Tucumã (Brazil)
Nantes
(France) Sheridan (USA)
Emeryville (USA) Shandong (China)
Willemstad
(Netherlands Antilles) Toronto
(Canada) Saint Paul (USA)
OBS: INFELIZMENTE, NAO PUDEMOS COLOCAR
TODOS OS NOMES DAS CIDADES QUE ACESSARAM O WEBSITE www.seaculumobscurum.com
DESDE 2005, PORQUE SÃO MUITAS CIDADES. MAS, DEMOS UMA AMOSTRA DE QUE A EDITORA
OGMIOS (SEACULUM OBSCURUM)/GRAVADORA ARTE DEGENERADA CHEGOU NO MUNDO TODO.
FIM
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